Connect with us

Cenário Político

Garoto de 11 anos foge sozinho da Ucrânia em um percurso de 1.200 km

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Um garoto de 11 anos chegou à Eslováquia após viajar 1.200 km a partir do leste da Ucrânia com apenas uma sacola plástica, uma mochila, o passaporte e o número de telefone de parente anotado na mão.

Hassan mora em Zaporizhzhia, cidade ucraniana alvo de bombardeios. Ele deixou o país sozinho porque sua mãe teve que cuidar de sua avó, que é idosa. Ele embarcou em um trem e quando cruzou a fronteira, foi recebido por funcionários da alfândega.

Garoto De 11 Anos Foge Sozinho Da Ucrânia Em Percurso De 1.200 Km

A mãe de Hassan, em um vídeo postado pela polícia eslovaca, agradeceu a todos por cuidar do filho e explicou a decisão de colocar o filho sozinho em um trem.

“Perto da minha cidade está a usina nuclear atingida pelos russos. Eu não podia deixar minha mãe – ela precisa de ajuda para se locomover. Então decidi mandar meu filho para a Eslováquia”, disse Julia Pisecka, que é viúva.

A usina nuclear em Zaporizhzhia tomada pelas forças militares russas no último fim de semana. O presidente ucraniano disse que havia risco de um desastre maior do que o ocorrido em Chernobyl em 1986.

Hassan é uma das mais de 2 milhões de pessoas que fugiram da Ucrânia após o início da ofensiva russa. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1,2 milhão de refugiados seguiram para a Polônia. A Eslováquia recebeu mais de 140 mil.

Mais Lidas