Connect with us

Cenário Político

“Basta de guerra”, diz Lula em discurso no México

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Em viagem ao México, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (2) que os governantes “baixem as armas” e busquem a paz mundial. Fez o apelo durante discurso na 2° Assembleia da Associação dos Legisladores do Morena e partidos aliados, na capital mexicana. 

“Sentem na mesa de negociação, e encontrem a solução para o problema que levou vocês ao começo de uma guerra. O mundo precisa de comida, de emprego, de educação, o mundo precisa que as pessoas sejam tratadas com respeito. O mundo precisa que 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer, e não de guerra”, disse o petista. 

Lula disse esperar que os presidentes que estão envolvidos no conflito ouçam seu apelo. “Basta de guerra. Queremos paz, queremos trabalho, queremos liberdade e queremos respeito”. 

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também discursou no evento e comemorou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski (STF) de determinar a suspensão da ação penal contra Lula no caso em que ele era acusado de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.

Lula chegou à Cidade do México na noite de segunda-feira (28) e foi recebido pelo secretário de Relações Internacionais do México, Marcelo Ebrard. A viagem marca a retomada da agenda do petista fora de São Paulo desde o avanço da variante ômicron, que fez com que ele suspendesse os compromissos.

Mais Lidas