Connect with us

Cenário Político

Bolsonaro diz que Brasil concederá vistos humanitários para cidadãos ucranianos

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (28) que o Brasil irá conceder visto humanitário a cidadãos ucranianos, mas reafirmou neutralidade em relação ao conflito com a Rússia e disse não ter nada a conversar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky.

“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem para o Brasil através de um visto humanitário. É a maneira mais fácil de vir para cá”, afirmou, comparando à ação que o governo tomou ano passado com afegãos que fugiram do Talibã. Segundo o presidente, a medida será publicada por meio de uma portaria interministerial.

Bolsonaro, porém, descartou se posicionar contra a Rússia e disse que sanções econômicas afetariam o agronegócio brasileiro, devido à importação de fertilizantes do país comandado por Vladimir Putin.

O presidente brasileiro foi a Moscou em 15 de fevereiro, já em meio à crise de segurança em torno da Ucrânia, e se reuniu com Putin.

“Nós temos uma dependência enorme dos fertilizantes da Rússia”, afirmou. “Se tivesse sanções econômicas [do Brasil contra a Rússia], o nosso agronegócio será seriamente afetado”.

Bolsonaro disse que “algumas pessoas” querem que ele converse com Zelensky, o presidente da Ucrânia. “Eu, no momento, não tenho o que conversar com ele”, disse. “Estamos tratando de uma das maiores potências bélicas nucleares de um lado [a Rússia]. O outro lado é a Ucrânia, que resolveu abrir mão das suas armas [nucleares] no passado.”

Mais Lidas