Connect with us

Cenário Político

Bolsonaro sobre judeus: ‘História pode se repetir, inclusive pior’

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Nesta quinta-feira (17), em passagem por Budapeste, na Hungria, o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou o Shoes on the Danube (Sapatos no Danúbio), um memorial em homenagem aos judeus mortos na Segunda Guerra Mundial.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou nas redes sociais um vídeo do presidente à beira do rio Danúbio dizendo que as atrocidades sofridas pelos judeus poderia ser repetir.

“Quem acha que a história pode não se repetir está completamente enganado. A história pode se repetir, inclusive [de modo] pior”, disse o chefe do Executivo.

O Memorial Sapatos às Margens do Danúbio, concebido em 2005, é uma homenagem do cineasta Can Togay, produzido pelo escultor Gyula Pauer, a todos que sofreram durante o período nazista na capital. As pessoas eram obrigadas a ficar enfileiradas e a retirar os sapatos, considerados bens de valor à época. Em seguida, elas eram fuziladas pelas costas.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1494631253542375435?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1494631253542375435%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpleno.news%2Fbrasil%2Fpolitica-nacional%2Fbolsonaro-sobre-judeus-historia-pode-se-repetir-inclusive-pior.html

A passagem pelo memorial não constava na agenda de compromissos públicos de Bolsonaro em Budapeste. Ele é o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar a Hungria. Sua visita ao país foi voltada para dar impulso às relações comerciais e à cooperação política entre os dois governos.

Durante sua rápida estadia, o presidente brasileiro se encontrou com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que é um dos principais símbolos da direita populista da Europa.

Mais Lidas