Connect with us

Cenário Político

Bolsonaro critica PT por criar muitas universidades: “Virou negócio”

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (7) que a criação de universidade em governos petistas “virou negócio”. A declaração aconteceu em conversa com apoiadores ao falar sobre perdão de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Fies é um bom programa feito com responsabilidade. O que a esquerdalha fez? Criou 1 trilhão de universidades pelo Brasil. Virou negócio. Quem sabe e acompanha um pouquinho vê o que aconteceu”, disse.

Durante as gestões petistas (2003 a 2016), com Lula e Dilma, foram criadas 18 universidades federais e 173 campi universitários no país. A oferta de vagas no ensino superior público subiu de 505 mil para 932 mil.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também criticou governos anteriores pelo foco na criação de universidades e instituições de ensino superior. Ele afirmou que a educação básica é mais importante.

Bolsonaro declarou que no próximo dia 10, o governo deve “regulamentar a questão do Fies”. Para viabilizar as renegociações, ainda é preciso que o Comitê Gestor do Fies publique uma resolução para regulamentar a medida.

Em dezembro, o governo editou uma medida provisória que permite a renegociação das dívidas. A MP, no entanto, ainda não tem relator definido. 

Mais Lidas