Connect with us

Cenário Político

Lula critica dados sobre inflação e alta nos combustíveis: “Governo irresponsável”

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quarta-feira (12) os dados sobre a inflação oficial do país divulgados pelo IBGE essa semana. Para o petista, a inflação de 10,06% do ano passado é resultado de um “governo irresponsável”. 

“É importante o povo saber que boa parte da inflação nesse país se deve aos preços controlados por um governo irresponsável. Segundo o IBGE, em 2021, a Gasolina ficou 47% mais cara, o Diesel 46%, o botijão de gás 36%.”, escreveu Lula, no Twitter.

Como o percentual ficou acima da meta de inflação de 2021, de 3,75%, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, terá que encaminhar uma carta pública ao ministro Paulo Guedes (Economia) com explicações para o descumprimento do objetivo inflacionário. É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 10,67%.

O petista citou também o valor do salário mínimo e afirmou que o aumento não irá compensar a alta no preço dos alimentos. “O ano mal começou, e o Brasil já enfrenta a primeira alta nos combustíveis de 2022. Já o aumento do salário mínimo, esse ano, não irá sequer cobrir a inflação.

Mais Lidas