Connect with us

Cenário Político

Após Rio São Francisco atingir maior cheia dos últimos 14 anos, Chesf anuncia aumento da vazão das barragens de Sobradinho – BA e Xingó – AL

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que a partir desta quarta-feira (12) vai aumentar a vazão da água das barragens de Sobradinho – BA e Xingó – AL. A medida tem como objetivo liberar mais água por causa das cheias no Rio São Francisco.

Segundo a Chesf, os moradores das comunidades ribeirinhas devem ficar atentos, pois o aumento na vazão irá provocar uma correnteza mais forte no Rio São Francisco. A orientação é que as pessoas que moram perto do leito do rio deixem o local e evitem utilizar embarcações.

De acordo com o comunicado essa é a maior cheia dos últimos 14 anos. O Rio São Francisco está oito metros e 24 centímetros acima do normal.

Tendo em vista que a Bacia do Rio São Francisco vivenciou um longo período de baixa hidraulicidade e que vazões liberadas do Reservatório de Sobradinho da ordem de 4000m³/s não são observadas desde o ano de 2009, é fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões para valores acima de 4000m³/s, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia.”, diz a nota.

Mais Lidas