Connect with us

Cenário Político

‘Vai uma Pfizer geladinha aí?’: Primeira carga com mais de 26 mil doses de vacina chega na Bahia e secretário celebra

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

'Vai Uma Pfizer Geladinha Aí?': Primeira Carga Com Mais De 26 Mil Doses De Vacina Chega Na Bahia E Secretário Celebra

A primeira carga com 26.910 doses da Pfizer/BioNTech, vacina contra a Covid-19, chegou à Bahia na tarde desta segunda-feira (3), segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Nas redes sociais, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, celebrou a chegada das doses com em tom de descontração: ‘Vai uma Pfizer geladinha aí?’, escreveu no perfil do Twitter, para comunicar aos seguidores o desembarque da carga.

Ele chegou a informar que seriam 29 mil doses, depois, porém, corrigiu o número. No post, ele fez referência às baixas temperaturas necessárias para garantir o perfeito estado das doses.

Este é o primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech que chega ao estado. Essas doses exigem uma logística diferenciada em relação aos demais imunobiológicos entregues pelo Ministério da Saúde, em virtude da necessidade de serem armazenadas em temperaturas de até -70°C.

Ainda de acordo com a Sesab, as vacinas da Pfizer são transportadas em uma caixa especial, lacrada, que somente será aberta no local de armazenamento definitivo na capital baiana. As vacinas da Pfizer chegam em solo baiano em temperaturas que variam de -25°C a -15°C, com a validade de 14 dias. Se submetidas a temperaturas de 2°C a 8°C, o prazo de utilização cai para cinco dias.

O envio de vacina estava previsto para esta manhã, no entanto, a Sesab divulgou uma nota, informando que a carga das vacinas da Pfizer não embarcaram.

De acordo com a secretaria estadual, a empresa de logística do Ministério da Saúde informou, às 9h15 desta segunda-feira, que as vacinas da Pfizer não embarcaram no avião que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h45, com destino ao aeroporto internacional de Salvador. Não foram detalhados os motivos que impediram o embarque.

A última carga com vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta segunda-feira, trazendo mais de 405 mil doses da AstraZeneca.

De acordo com o boletim epidemiológico da Sesab do domingo (2), 2.404.131 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19 na Bahia, das quais 1.110.381 receberam também a segunda dose, até as 16h.

A vacinação contra o novo coronavírus começou no dia 19 de janeiro na capital baiana, após a chegada da 1ª remessa de vacinas da Coronavac.

'Vai Uma Pfizer Geladinha Aí?': Primeira Carga Com Mais De 26 Mil Doses De Vacina Chega Na Bahia E Secretário Celebra

Continuar lendo

Mais Lidas