Connect with us

Cenário Político

Bahia cede 50 milhões de doses da vacina russa para governo federal

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Bahia Cede 50 Milhões De Doses Da Vacina Russa Para Governo Federal

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (4) que cedeu ao governo federal o direito às 50 milhões de doses da Sputnik V, que estavam previstas em um acordo com o fundo soberano russo, firmado em agosto do ano passado. De acordo com o órgão estadual, estão previstas para a Bahia cerca de 500 mil doses do imunizante até abril deste ano.

O acordo que foi feito entre governo da Bahia e o fundo de desenvolvimento russo responsável pela vacina Sputnik V garantiu ao Brasil a prioridade no acesso a essas 50 milhões de doses. Nós cedemos ao governo federal para que possa distribuir a todos os municípios do Brasil as 50 milhões de doses que foram garantidas inicialmente ao governo baiano“, disse o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A informação foi divulgada um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter dispensado a exigência de testes em voluntários no Brasil para liberação de vacinas.

Segundo Fábio Vilas-Boas, o acordo feito entre o governo da Bahia e o fundo russo não envolve a União Química.

O acordo nosso com o fundo russo é um acordo direto, não envolve a União Química e nós teremos acesso ao fornecimento em separado para a Bahia. Independentemente do quantitativo que vem para o Brasil, o governo da Bahia tem um contrato em andamento com eles para fornecer um quantitativo para o nosso estado“, explicou o secretário.

O governo baiano assinou um acordo com o fundo soberano da Rússia, em agosto do ano passado, para o recebimento de até 50 milhões de doses. O contrato é mantido em confidencialidade, mas, segundo a Sesab, o fornecimento está garantido independentemente das negociações do governo federal, que já anunciou interesse em adquirir as vacinas.

Mesmo com a decisão da Anvisa, o laboratório União Química, que vai produzir os imunizantes no Brasil, ainda tem documentos pendentes com a agência.

Em entrevista hoje à TV Globo, o diretor científico do laboratório, Miguel Giudicissi Filho, explicou que agora eles vão complementar a documentação do pedido de uso emergencial. O laboratório e a Anvisa devem se reunir novamente na sexta-feira (5).

Nós estamos complementando as necessidades de documento dessa solicitação de registro emergencial e ela se refere a 10 milhões de doses, que é o primeiro lote disponível de vacina para o Brasil“, contou Miguel Giudicissi Filho.

A ação movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) no Supremo Tribunal Federal continua em andamento. Um dos pontos foi atendido pela Anvisa antes mesmo de uma decisão do STF, mas, segundo a Sesab, um outro pedido continua pendente.

O outro era a equiparação da agência russa, as demais agências de primeira linha assentidas internacionais. Esse outro ponto ainda está pendente, mas é objeto de uma votação da medida provisória 1.003, que vai ser realizada hoje, no Senado em Brasília“, explicou Fábio Vilas-Boas.

Além da Sputnik V, a mudança da Anvisa vai permitir acesso a mais vacinas como a Covaxin, da Índia; e a Moderna, que é americana. São vacinas que estão sendo testadas ou usadas em outros países, mas que não têm testes com voluntários aqui no Brasil.

Segundo a Anvisa, a mudança está alinhada ao que é aplicado por agências reguladoras internacionais.

Não muda nenhum critério de segurança, qualidade, eficácia da vacina, continua sendo tão rigoroso quanto. O único avanço que tivemos nesse momento foi em relação a esse ponto, que eu entendo que é uma estratégia para permitir que vacinas que tem desenvolvimento no exterior possam vim para o Brasil“, disse o gerente de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

A votação sobre a equiparação da agência reguladora russa às demais agências internacionais segue prevista para a a noite desta quinta-feira, no senado federal, mas ainda não tem horário para acontecer.

Continuar lendo

Mais Lidas