Connect with us

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso toma novas medidas restritivas e adota toque de recolher 

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Nas últimas semanas, os casos de covid-19 em Paulo Afonso têm aumentado em grande escala. Ainda este mês, a UPA Covid chegou a 100% de ocupação e a UTI a 80%, como nesta última semana. Apesar da abertura de 12 leitos para tratamento da doença do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), ainda há uma grande preocupação por parte da equipe da Saúde.

Atrelado a esse quadro, o governo do Estado publicou um comunicado que foi detectada uma nova variante do vírus, de maior letalidade, solicitando aos gestores ainda mais cuidados e a consolidação de práticas que evitem a proliferação da covid-19.

Diante dessa realidade, a Prefeitura de Paulo Afonso publica um novo decreto nesta quinta-feira (28), com medidas restritivas com validade de 29 de janeiro a 12 de fevereiro, inclusive com toque de recolher a partir das 23h.

As medidas foram discutidas com o prefeito Luiz de Deus e, posteriormente, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), com representantes dos diversos segmentos do município. A idéia do debate para que o poder público e segmentos chegassem a pontos comuns foi elogiada pelos presentes. O encontro contou com a participação do vice-prefeito Marcondes Francisco; o secretário de Saúde, Adonel Júnior; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel; o procurador Igor Montalvão e o secretário de Articulação Política, Dernival Oliveira.

Essa discussão da prefeitura com os setores é de grande importância, demonstra o cuidado em nos ouvir para que possamos chegar a um ponto comum, cumprindo as recomendações e contribuindo para evitar a proliferação. Estão de parabéns pela abertura desse canal“, falou o proprietário do supermercado Braga, Wilson Braga.

Foi ressaltada ainda maior rigor na fiscalização, com as equipes da Vigilância Sanitária autuando e aplicando multas ou até mesmo a suspensão do funcionamento do estabelecimento.

Durante a reunião ainda foi exposto que haverá um decreto específico para o período de carnaval, uma vez que o Governo do Estado oficializou documento de que não haverá ponto facultativo nas repartições estaduais nos dias 12, 15 e 16 de fevereiro, considerando o Estado de Calamidade Pública em saúde em todo o território, devido ao coronavírus.

O decreto municipal que será publicado nesta quinta (28) traz ainda outras determinações, que podem ser lidas na íntegra. De acordo com o secretário interino de saúde, Adonel Júnior, o objetivo das medidas é a contenção dos casos e a redução da curva de infecção. “Não estamos tomando essas medidas de forma aleatória, são com base em estudos. Vimos um crescente número de casos no município e a ocupação dos leitos de Upa e UTI ficando cada vez mais preocupante. Então, o que precisamos nesse momento é fazer com que as pessoas reduzam a circulação e assim possamos controlar os casos. Cada medida que está sendo tomada vem do comportamento da população como um todo“, diz Adonel.

O decreto municipal, que será publicado nesta quinta (28), traz ainda outras determinações, que podem ser lidas na íntegra.

Dentre os principais pontos do decreto com validade de 29 de janeiro a 12 de fevereiro, estão:

– Toque de recolher a partir das 23h;
– Funcionamento do comércio de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados de 9h às13;
-Funcionamento de atacados e supermercados, de segunda a sexta, das 6h às 22h; sábado das 6h às 21h e aos domingos, das 6h às 18h;
-Funcionamento de salões de belezas e afins, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados de 9h às13;
– Profissionais liberais das 9h às 17h, de segunda a sexta, e aos sábados de 9h às13;
-Suspensão de uso de parques infantis públicos e piscinas localizadas em bares, restaurantes e clubes;
-Funcionamento de bares e restaurantes até 22h, somente com entrega delivery após esse horário;
– Suspensão de apresentações musicais em bares e restaurantes;
– Funcionamento de academias e pilates, das 5h às 9h e das 17h às 21h, de segunda a sexta; e das 5h às 10h, aos sábados.

O decreto completo será publicado nesta quinta-feira, 28 de janeiro.

Mais Lidas