Connect with us

Cenário Político

Paulo Afonso: I Conferência Municipal de Cultura elege o conselho municipal da classe

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura e Esporte realizou nesta quinta-feira (26), no Auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), a I Conferência Municipal de Cultura. O evento teve como tema “Desafios para a Cultura como política pública no pós-pandemia”.

A programação, que aconteceu pela manha e a tarde, constou com debates e palestras com o advogado especialista em Gestão Pública, Lúcio Flávio, Teixeira, que abordou o tema, “Conselhos e suas atuações”, e com o gestor cultural e editor, Rubinho Lima, destacando Editais da Lei Aldir Blanc.

Durante a conferência aconteceu as inscrições dos postulantes aos cargos de conselheiros por setores com votações presencial e on-line. Com ativa participação dos presentes, o evento foi enriquecedor para a classe artística.

O superintendente de Cultura Rogério Xavier, considerou o evento um marco para o setor. “Primeiro parabenizo o prefeito por nos proporcionar esse momento da criação do Conselho Municipal de Cultura e ao secretário de Cultura e Esportes, Jânio Soares, que não mediu esforços para que este momento tornasse realidade. É um marco para nossa cidade que é pujante no sentido cultural e aqui estamos construindo e organizando todo esse processo de uma forma democrática. Aqui foram eleitos representações da sociedade civil e o próximo passo será a escolha de mais seis representantes da gestão municipal. Em seguida, a posse de todos de forma oficial com a presença do prefeito Luiz de Deus“.

Quero parabenizar aos envolvidos nesse processo de criação do Conselho Municipal de Cultura e aqui agradeço aos votos que recebi para representar a Cultura Popular. Represento a Associação dos Cangaceiros de Paulo Afonso, entidade essa que existe há 64 anos enaltecendo nossas tradições. Acredito que estamos nesse momento fortalecendo nossos laços culturais“, fala Daniel Sinésio, eleito no setor cultura popular.

Aproveito para dar parabéns a essa equipe que propôs essa grande ideia de criar esse conselho municipal. É uma grande alegria estar reunido com a família da cultura dando mais um passo junto com a sociedade na construção de importantes projetos no nosso município“, explica o produtor cultural, Edilson Vieira, eleito no quesito Literatura e Biblioteca, pontuou.

Estou muito feliz e muito grato pelos votos recebido e pela confiança depositada em mim. Já são aproximadamente 20 anos que milito nessa área na elaboração de projetos, fortalecendo as políticas públicas, e agora vamos lutar ainda mais por nossa classe com essa representação dentro do conselho. Parabéns a todos“, disse o músico Tiago Carvalho, que vai representar o setor musical.

Os eleitos para o Conselho Municipal de Cultura foram:

Artes Visuais
Titular – Isadora Luz/ Suplente – Ícaro Luan.

Música
Titular – Tiago Carvalho/ Suplente – Paulinho Santos.

Artes Cênicas
Titular – Carolina Alexandra/ Suplente – Nildo Aranha.

Patrimônio Histórico
Titular – Damasia Masinha/ Suplente – Mãe Lucicleide.

Literatura e Biblioteca
Titular – Edilson Vieira/ Suplente – Socorro Araújo.


Cultura Popular
Titular – Daniel Sinésio/ Suplente – Mãe Carol.

Mais Lidas