Connect with us

Cenário Político

Mourão lamenta morte de negro no Carrefour, mas diz que ‘não existe racismo’ no Brasil

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, causou indignação nas redes sociais nesta sexta-feira, 20, ao afirmar “que não existe racismo” no Brasil.  A fala controversa ocorre em pleno Dia da Consciência Negra e em que o Brasil se revolta com a morte de um homem negro espancado por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre (RS).

A declaração de Mourão foi dada ao comentar o caso de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos. Para o vice-presidente, apesar de ser “lamentável”, a morte não pode ser considerada como um caso de racismo, e sim um caso de “segurança totalmente despreparada”.

Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer […] Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, afirmou Mourão a jornalistas em Brasília.

Questionando sobre a afirmação, Mourão respondeu: “Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui”.

A morte de João Alberto Silveira Freitas vem sendo comparada nas redes sociais ao que aconteceu com George Floyd, que morreu sufocado por policiais nos Estados Unidos.

Os agressores –um deles policial– foram presos, suspeitos de homicídio doloso. A polícia aguarda o laudo pericial e mais imagens de câmera para esclarecer o caso.

Mais Lidas