Connect with us

Cenário Político

Projeto de lei propõe que seja possível tirar CNH sem ter feito autoescola

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe retirar a obrigação de cursar uma autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto sugere que a responsabilidade de instruir e avaliar candidatos seja dos instrutores credenciados.

O projeto é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

A proposta ainda sugere que os órgãos de trânsito forneçam o material necessário para os exames escritos sem custo e por meio da internet. A ideia do texto é tirar o protagonismo e o monopólio das autoescolas.

Segundo Kim Kataguiri, a intenção do projeto é tornar o processo “menos burocrático e custoso”. E completou: “O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola“.

O exame prático, que é obrigatório ser feito em via pública, poderia ser aplicado por um instrutor particular, desde que este seja credenciado aos órgãos de trânsito e cumpra alguns pré-requisitos, como possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos.

Mais Lidas