Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Saiba como vai ser o dia do voto no meio de uma pandemia

Última atualização: 13/09/2020 10:29
Compartilhar
Eleições/crédito: Redes sociais
Compartilhar

Nenhuma eleição será como a de 2020 – a pandemia traz novidades e desafios aos quase 11 milhões de baianos aptos a votar. Dentro de dois meses, os eleitores terão que lidar com a escolha dos prefeitos e vereadores dos 417 municípios do estado.

Levando-se em conta apenas a questão etária, quase 20% dos votantes têm mais de 60 anos e estão enquadrados no chamado grupo de risco para o novo coronavírus. Porém um sinal da importância que o cidadão dá para a escolha dos representantes eleitos é que este ano foi registrado um número recorde de mesários voluntários no Brasil.

Para esclarecer as dúvidas quanto ao processo de votação, o CORREIO buscou informações com a Justiça Eleitoral e ouviu o especialista em Direito Eleitoral Jaime Barreiros, que é analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Uso obrigatório de máscaras, biometria suspensa, ampliação no horário de votação e respeito à distância mínima de 1,5 m em eventuais filas estão entre as principais mudanças deste ano. Confira a seguir 15 tópicos que vão exigir atenção do eleitor e se prepare.

Uma hora a mais
Entre as principais medidas para tornar mais seguro o processo de votação está a ampliação do horário de votação, que este ano vai se iniciar às 7h, no lugar de começar às 8h, como acontece tradicionalmente. “Essa é uma medida para evitar aglomerações porque vai se dar mais tempo para que as pessoas compareçam às suas sessões”, explica Jaime Barreiros. A medida valerá no primeiro turno em todas as cidades e no segundo turno, onde ele ocorrer.

Prioridade para idosos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que uma das medidas para garantir a segurança do processo de votação é o estabelecimento de um horário prioritário para os idosos. Embora ainda não haja uma definição em relação à duração deste período prioritário, o presidente da Corte, Luiz Roberto Barroso, já declarou que as primeiras horas de votação serão destinadas aos eleitores que fazem parte do grupo de risco da covid-19.

Identificação biométrica
A identificação biométrica dos eleitores, que se tornou obrigatória desde 2018 na Bahia, será suspensa este ano. Segundo Jaime Barreiros, a mudança temporária tem dois aspectos positivos. Além de tornar o processo de votação mais célere, vai evitar o contato das mãos do eleitor com o identificador biométrico.

Uso de máscaras
Nos municípios onde o uso da máscara ainda for uma exigência para a circulação das pessoas, o acesso só será permitido mediante o cumprimento da exigência. “A princípio, as regras de higiene que estiverem valendo no período da votação terão que ser aplicadas”, diz Jaime Barreiros.

Distância mínima
O mesmo critério utilizado em relação às máscaras vale para o distanciamento mínimo entre os eleitores. Apesar do planejamento para evitar ao máximo a formação de filas, caso isso aconteça deverá ser respeitada uma distância mínima de 1,5 metro entre os eleitores, ou distanciamento definido pelas regras do município.

Recomendação é levar sua caneta
Uma recomendação é que os eleitores levem as suas canetas para assinarem o registro de comparecimento à votação. Quem eventualmente esquecer de levar consigo o objeto poderá utilizar a caneta disponível no local de votação. “Haverá canetas lá esterilizadas, mas quem se sentir mais seguro assim, pode levar a sua, é o que recomendamos”, explica Barreiros.

Transferência temporária
Embora seja inviável alterar os locais de votação de todos os eleitores, existem estudos para o remanejamento de pessoas que justifiquem para a Justiça Eleitoral que se encontram no grupo de risco e votam em colégios eleitorais com um elevado número de pessoas. Para solicitar o serviço de transferência temporária do local de votação, o eleitor pode utilizar o aplicativo Título Net. A mudança é válida apenas para esta eleição.

Mesários e servidores
Além das medidas de proteção que estão previstas para todos os eleitores, as pessoas  envolvidas no trabalho durante a eleição irão receber máscaras e álcool em gel. “A Justiça Eleitoral está licitando a compra dos equipamentos para que os mesários e os servidores trabalhem com toda a proteção necessária”, afirma.

Justificativa
A pandemia não será considerada uma justificativa plausível para os eleitores que deixarem de votar. “ O que acontece é que os eleitores que deixarem de comparecer terão um prazo de até 60 dias para justificar a sua ausência”, explica o analista judiciário do TRE-Ba. Ele lembra que é possível justificar pela internet.

Punições por não votar
O eleitor que deixar de votar e não justificar ficará impedido de: obter passaporte ou carteira de identidade; exercer funções públicas ou receber recursos públicos; participar de concursos; renovar matrícula em instituições de ensino públicas; e obter financiamento de bancos públicos ou de economia mista.

Multa pela ausência
Apesar de o valor da multa por ausência ser relativamente baixo, de R$ 3,50, o eleitor que deixar de votar deve se lembrar de apresentar a justificativa. “O valor pode ser considerado baixo, mas é uma aporrinhação ter que se deslocar para fazer o pagamento da multa, o tempo que se gasta com isso. Se não puder votar, basta justificar”, recomenda Jaime Barreiros.

Possibilidade de alta na abstenção
Segundo Jaime Barreiros, o risco de um aumento no índice de abstenções nas eleições deste ano existe, mas há uma avaliação de que é fundamental para a democracia que a votação seja realizada. “Significaria algo muito ruim a quebra da normalidade democrática. A gente vai ter que fazer a eleição e, com todos colaborando, vai correr tudo bem”, afirma. Ele diz que a Justiça  vai trabalhar para dar ao eleitor a maior tranquilidade possível.

Uso de luvas
Enquanto o uso da máscara é obrigatório, a utilização de luvas como medida de proteção nos locais de votação deve ser evitada. A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é pela higienização constante dos locais de votação, bem como das mãos dos eleitores antes e depois do voto.

Manuseio da urna
Por conta da sensibilidade do equipamento e o risco de mau funcionamento por um eventual manuseio inadequado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não recomenda a limpeza das urnas por parte dos eleitores ou mesmo dos mesários. Por isso, é importante lembrar de limpar as mãos antes e depois de votar.

Febre
Os eleitores que estiverem com febre nos dias das eleições não devem participar do processo de votação. O mesmo vale para os que tiverem apresentado os sintomas da covid-19 até 14 dias antes do processo. Nesse caso, a recomendação é justificar a ausência e informar que deixou de votar por questões de saúde.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Ex-diretora presa tem bebê na cela e acusa ex-deputado por paternidade
Polícia e investigação
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/ Ascom/ Semob
Cenário Político

Salvador proíbe uso de patinetes elétricos para menores de 18

Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias
Cenário Político

MP-BA e Filhos de Gandhy firmam acordo por inclusão de homens trans

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso divulga calendário de eventos de julho para celebrar 67 anos da cidade

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso inaugura nova estrutura do Bolsa Família no BTN

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?