Connect with us

Cenário Político

Eleições 2020: Mulheres buscando espaço na política

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Em Paulo Afonso, embora as convenções partidárias ainda não tenham acontecido, entre as mulheres que vão disputar uma vaga para a Câmara Municipal de Paulo Afonso está a estudante de Direito, Evinha Oliveira (SOLIDARIEDADE), irmã do advogado Luiz Neto. É bom ver cada vez mais mulheres buscando espaços na política. E, só se conquista mandato disputando eleição.

Segundo o IBGE, as mulheres formam a maioria da população brasileira, com 51,5% do total, entretanto, estes números estão longe de refletir a realidade na política.

De acordo com o TSE, após as últimas eleições, em 2016, as Câmaras Municipais de todo o Brasil passaram a contar com quase 57 mil vereadores contra cerca de 8 mil vereadoras, o que representa apenas 12% de mulheres nas casas legislativas das cidades.

Um exemplo desta grande desigualdade de gênero também está em Paulo Afonso. É só verificar quantas mulheres elegeram-se para a Câmara Municipal ao longo da história, desde de quando o município foi emancipado. Nas eleições de 2020 a realidade pode mudar.

Mais Lidas