Paulo Afonso é referência nas ações de saúde e combate ao coronavírus

Referência regional na área da saúde e em especial no tocante às ações de combate ao coronavírus, e servindo de exemplo até mesmo para os municípios de estados vizinhos como Pernambuco, Sergipe e Alagoas, situados em um raio de 200 quilômetros, o município de Paulo Afonso vem mostrando para o restante da Bahia quais os procedimentos corretos que devem ser adotados para um real controle e monitoramento da pandemia do covid-19, que vem assombrando o mundo nos últimos meses.

Além da perspectiva de inauguração de uma UTI Geral/Adulto para o município de Paulo Afonso, estimada para ocorrer nos próximos 15 dias, com recursos do governo federal, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem adotando, desde o início, todos os procedimentos seguros orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito à proteção da população do município ao contágio do novo coronavírus. Além da obediência às normas internacionais, o cumprimento da quarentena e de todos os procedimentos relativos ao distanciamento social e proteção individual também estão sendo fiscalizados.

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando a atualização das ações de combate à Covid-19 diariamente. Existe um monitoramento e a adoção de uma estratégia intensos para garantir o máximo de proteção à saúde dos pauloafonsinos. O setor de saúde promove reuniões constantes para avaliar o desempenho das ações que já foram adotadas e também planejar novos passos.

As unidades hospitalares e de saúde pertencentes à secretaria vêm realizando testagens constantes em conjunto com diversas ações de combate ao coronavírus, atendendo não só aos habitantes locais como os de mais 11 municípios vizinhos e ainda recebe pacientes de cidades situadas na divisa com outros estados. “Paulo Afonso faz o melhor atendimento de covid na região”, ressalta o secretário de Saúde, Luiz Humberto.

Hoje o município conta com com cinco frentes de atendimento onde a população pode receber atendimento especializado: Academia da Saúde, UPA Covid, onde funciona a triagem, Hospital Nair Alves de Souza (HNAS/Chesf), em cujo primeiro andar estão instalados 15 leitos de suporte ventilatório, contando ainda com o Hospital no BTN, onde são realizadas as cirurgias eletivas.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − onze =