Paulo Afonso: Hidrotactor para retirada das baronesas é apresentado na Prainha

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Paulo Afonso recebeu da Codevasf um novo equipamento para a retirada das baronesas que chegam às margens do rio no município.  A máquina, chamada de hidrotractor, foi apresentado no Balneário Prainha ao prefeito Luiz de Deus e ao secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales. 

A testagem está marcada para a próxima segunda-feira (20), quando os funcionários serão treinados para o manuseio. A aquisição foi realizada por meio de emenda parlamentar do ex-deputado José Carlos Aleluia. 

Segundo o prefeito Luiz de Deus, o hidrotractor é um equipamento de suma importância para o município. “Desde que as baronesas invadiram as margens do rio no nosso município que a Prefeitura vem trabalhando sozinha para a sua retirada, unindo máquinas e homens, custeando todo o processo, e só suspendemos durante a pandemia para esperar a chegada dessa máquina que hoje vemos aqui. Esperamos que possamos resolver e assim devolver o nosso Balneário Prainha e lagos sem as plantas, com toda a sua beleza”, ressalta o gestor. 

De acordo com o titular da pasta do Meio Ambiente, Ivaldo Sales, o governo municipal já designou alguns servidores públicos para participarem de uma capacitação para operarem a máquina. “O treinamento será realizado pela empresa responsável pelo equipamento. Fazem parte do quadro operadores, mecânicos e eletricistas. A máquina chega para dar um suporte maior nesta tarefa árdua de recolhimento das plantas aquáticas e assim os trabalhos serão realizados com mais agilidade”, afirma Sales. 

Hidrotractor

O conjunto propulsor do hidrotractor HT130 possui um sistema de limpeza o qual, através do acionamento de um cilindro hidráulico, permite a elevação dos hélices de maneira que estes fiquem estendidos totalmente acima da lâmina d’água a um ângulo de 90º graus e, ao se acionar os propulsores à frente e à ré com os hélices fora d’água, a sujeira emaranhada se desgrude automaticamente dos hélices, facilitando a sua limpeza sem que o operador entre na água. 

Seus propulsores também possuem um sistema de ajuste de profundidade que, através do acionamento de um cilindro hidráulico, permite que os hélices estejam mais submerso ou não, dependendo da profundidade do local de trabalho. Seu grande diferencial é navegar em profundidades de até 1 metro

Comentários

One thought on “Paulo Afonso: Hidrotactor para retirada das baronesas é apresentado na Prainha

  1. Prezado, o equipamento da foto: Barco TRACKMAR 160, é uma embarcação da GASPARMAR REPAROS NAVAIS, sendo que está é superior em todos os sentidos ao mencionado na reportagem, pois é superior em dimensão, potencia, estabilidade!! Sendo que o equipamento descrito não foi o fornecido para a CODEVASF e sim o TRACKMAR 160, pois só este atendia a demanda e característica dos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 19 =