Connect with us

Cenário Político

Ministério da Saúde anuncia parceria para produção da vacina de Oxford para Covid-19 no Brasil

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Ministério Da Saúde Anuncia Parceria Para Produção Da Vacina De Oxford Para Covid-19 No Brasil

Foi anunciado pelo Ministério da Saúde na manhã deste sábado (27), uma parceria para o desenvolvimento e produção de vacina contra a Covid-19 pesquisada pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

A pasta informa que governo federal aceitou uma proposta feita pela embaixada Britânica e a farmacêutica para a cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso do Brasil à vacina para ChAdOx1.

O acordo prevê a compra de lotes da vacina e da transferência de tecnologia. Se for demonstrada eficácia, serão 100 milhões de doses à disposição da população brasileira, durante a pesquisa, serão 30 milhões entregues em dois lotes: 15 milhões de doses em dezembro de 2020 e 15 em janeiro de 2021. No Brasil, a tecnologia será desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Caso a vacina seja licenciada, a pasta estima a compra de mais 70 milhões de doses, no valor estimado de US$ 2,30 (cerca de R$12,60) por dose. A vacina ChAdOx1está na fase 3 de desenvolvimento, última fase antes da aprovação e distribuição e começou a ser testada nesta semana em voluntários brasileiros, em um estudo liderado no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Continuar lendo

Mais Lidas