Connect with us

Cenário Político

Governadores do Nordeste criticam Bolsonaro por incentivar invasão de hospitais

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Governadores Do Nordeste Criticam Bolsonaro Por Incentivar Invasão De Hospitais

Em carta assinada pelos representantes dos estados que integram o Consórcio Nordeste, os governadores rechaçaram as invasões a hospitais, estimuladas pelo presidente Jair Bolsonaro, e afirmaram que não é “perseguindo gestores que o Brasil vencerá a pandemia”.

“No último episódio, que choca a todos, o presidente da República usa as redes sociais para incentivar as pessoas a invadirem hospitais, indo de encontro a todos os protocolos médicos, desrespeitando profissionais e colocando a vida das pessoas em risco, principalmente aquelas que estão internadas nessas unidades de saúde. O presidente Bolsonaro segue, assim, o mesmo método inconsequente que o levou a incentivar aglomerações por todo o país, contrariando as orientações científicas, bem como a estimular agressões contra jornalistas e veículos de comunicação, violando a liberdade de imprensa garantida na Constituição”, diz o documento.

Os signatários da carta pontuaram ainda que, desde o início da pandemia, têm buscado atuação coordenada com o governo federal, mas afirmaram que o presidente Jair Bolsonaro “adotou o negacionismo como prática permanente, e tem insistido em não reconhecer a grave crise sanitária enfrentada pelo Brasil, mesmo diante dos trágicos números registrados, que colocam o país como o segundo do mundo, com mais de 800 mil casos”.

Os governadores nordestinos criticaram ainda o que consideraram uma “inusitada e preocupante situação”. “Após ameaças políticas reiteradas e estranhos anúncios prévios de que haveria operações policiais, intensificaram-se as ações espetaculares, inclusive nas casas de governadores, sem haver sequer a prévia oitiva dos investigados e a requisição de documentos. É como se houvesse uma absurda presunção de que todos os processos de compra neste período de pandemia fossem fraudados, e governadores de tudo saberiam, inclusive quanto a produtos que estão em outros países, gerando uma inexistente responsabilidade penal objetiva”, apontaram, os gestores estaduais, em referência às operações da Polícia Federal, que alcançaram estados como Rio de Janeiro e Pará.

“Tais operações produzem duas consequências imediatas. A primeira, uma retração nas equipes técnicas, que param todos os processos, o que pode complicar ainda mais o imprescindível combate à pandemia. O segundo, a condenação antecipada de gestores, punidos com espetáculos na porta de suas casas e das sedes dos governos”, avaliam os governadores, destacando que todas as operações devem ser feitas, “porém com respeito à legalidade e ao bom senso”. “Por exemplo, como ignorar que a chamada ‘lei da oferta e da procura’ levou a elevação de preços no mundo inteiro quanto a insumos de saúde?”, questionaram os governadores, que também se colocaram à disposição para submeter os processos administrativos “para análise de qualquer órgão isento, no âmbito do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas” e disseram repudiar “abusos e instrumentalização política de investigações”.

Continuar lendo

Mais Lidas