Connect with us

Cenário Político

Município é destaque no semiárido; prefeita Ena Vilma recebe Selo Unicef em Salvador

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Na sexta-feira (09), o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, entregou no o Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016, para 28 municípios da Bahia, a solenidade de premiação aconteceu no Centro de Convenções da Unijorge em Salvador.

A prefeita Ena Vilma e sua pequena comitiva: o secretário de governo e articulador do Selo, Nivaldo Lopes, Mateus Carvalho – presidente do CMDCA – Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, a secretária de educação Josefa Vicente e a secretária de Assistência Social, Edielg Vieira além de outros funcionários ligados à campanha do Selo.

Foram 4 anos de trabalho para enfim chegar o reconhecimento internacional através do Selo

É certo que uma conquista grandiosa como esta – se considerar a situação vivida por Glória, há menos de uma década-, chega de múltiplos esforços, perpassa por investimentos em infraestrutura, melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na saúde e, principalmente, no alcance dos seguimentos mais vulneráveis do município por sua rede assistencial.

Para se ter uma ideia, quando Ena Vilma começou em 2009, tinha 70 famílias no cadastro do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, hoje, segundo dados da Secretaria de Assistência Social, são 1.700 famílias atendidas, e melhor, na sede própria do órgão, entregue em maio deste ano.

Para a conquista também foram consideradas as obras de infraestrutura, de assistência à saúde, e de quadras poliesportivas – especialmente na área rural do município. Além da Praça da Juventude, inaugura a um ano.

Nivaldo, articulador, foi o responsável pelo encadeamento das ações junto as demais secretarias: saúde, educação e assistência social que desenvolviam os projetos previstos no programa para atingir as metas, dentre os quais a ‘Semana do Bebê’ que envolvia diretamente as famílias, o trabalho durou quatro anos.

Com a chegada do prêmio internacional no município, a prefeita pretende organizar uma espécie festa, para conversar com a população, e todos que se esforçaram para trazer o Selo Unicef também devem se pronunciar. Por ora, há muitos agradecimentos, mas também muita satisfação pela grande conquista.

Mais Lidas