Connect with us

Cenário Político

Glória conquista Selo Unicef por melhorias nos indicadores sociais, especialmente infantis

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A prefeita Ena Vilma encerra seu segundo mandato no município de Glória, com certificado do Fundo das Nações Unidas Para Infância (UNICEF), comprovando que sua gestão avançou em melhorias para a população, especificamente para crianças e adolescentes, segundo o órgão internacional que contemplou o muncípio com o Selo Unicef, nesta terça-feira (22).

O Selo Unicef é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. Contribui para que o Brasil alcance os objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM). Os municípios inscritos na campanha "O Selo Unicef, município aprovado" é um reconhecimento internacional aos municípios que estabelecerem políticas que assegurem condições de vida as crianças e adolescentes.

É certo que uma conquista grandiosa como esta – se considerar a situação vivida por Glória, há menos de uma década-, chega de múltiplos esforços, perpassa por investimentos em infraestrutura, melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na saúde e, principalmente, no alcance dos seguimentos mais vulneráveis do município por sua rede assistencial.

Para se ter uma ideia, quando Ena Vilma começou em 2009, tinha 70 famílias no cadastro do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, hoje, segundo dados da Secretaria de Assistência Social, são 1.700 famílias atendidas, e melhor, na sede própria do órgão, entregue em maio deste ano.

Melhorias na estrutura e nos quadros humanos, os profissionais que o município trouxe para assistir de forma adequada a população e que se esforçaram muito para que Glória conquistasse o Selo.

"O selo é uma forma de reconhecimento da qualidade de vida que as crianças e adolescentes do nosso município passaram a ter depois da gestão realizada por Ena Vilma, e toda sua equipe de governo, você sai da sede do município e vai à zona rural e vê que as conquistas beneficiaram a vida das pessoas, particularmente das que mais precisavam", avaliou Nivaldo Lopes, secretário de governo e articular do Selo Unicef.

Nivaldo falou ainda do sentimento de gratidão em relação aos parceiros na empreitada, dos órgãos que foram fundamentais na elaboração e execução das metas, de programas continuados como a Semana do Bebê como: CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, do NASF e da Secretaria de Educação.

"Além de parabenizar a todos da minha equipe de governo, particularmente os que se empenharam de forma direta para a obtermos o selo, eu quero dizer ao povo de Glória, o quanto eu estou feliz, porque o Selo Unicef é, em primeiro lugar, um reconhecimento de que estamos fazendo a coisa certa, e ao mesmo tempo, um compromisso para que continuemos avançando e assim mantermos o certificado", disse a prefeita Ena Vilma.

A prefeita e o articulador irão a Salvador, no próximo dia (09) para receberem o prêmio, junto aos demais municípios contemplados. Os poucos que conseguiram atingir as metas exigidas pela UNICEF. É grande a expectativa para o retorno deles, e se fala numa festa para celebrar o trabalho desta grande equipe.

Mais Lidas