Connect with us

Cenário Político

Secretário de Educação comemora índices positivos do IDEB em Paulo Afonso

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Secretário De Educação Comemora Índices Positivos Do Ideb Em Paulo Afonso

Segundo o Ministério da Educação, em nota divulgada no dia 8 de setembro, o município de Paulo Afonso (Norte da Bahia) bateu as duas metas locais estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e para o Fundamental II (6º ao 9º ano). Respectivamente, as notas alcançadas foram 5 e 4,3, quando as metas eram de 4,8  para o fundamental I e 3,9 para o fundamental II. Além disso, nos anos finais, com 4,3, a Educação Municipal foi superior à nota nacional (4,1). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o principal indicador da qualidade educacional do país.

Satisfeito com o resultado, o secretário Municipal de Educação, Severino Alves de Lima comentou: “O IDEB 2015 é uma conquista nossa, coletiva, plural, compartilhada. O reflexo de um trabalho sério e competente foi agraciado por um reconhecimento em nível nacional. Atingimos o índice de 5,0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, quando a nossa meta projetada era de 4,8. E nos anos finais do Ensino Fundamental alcançamos 4,3 para uma meta prevista de 3,9. Assim, ultrapassamos com muita altivez as exigências do Ministério da Educação”.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e desde então, as notas alcançadas pelas escolas da Rede Municipal de Paulo Afonso do 6º ao 9º ano de ensino vêm apresentando um crescimento acima do estabelecido. De acordo com informação da Agencia Estado, em 2015, 24,7% das escolas municipais em todo o país não avançaram ou pioraram em suas notas. Ao contrário dessa estatística, as escolas do município de Paulo Afonso ficaram entre as melhores avaliadas, ultrapassando até mesmo a meta do estado. O IDEB é realizado a cada dois anos e leva em consideração o cálculo das notas das provas de Matemática e de Língua Portuguesa, além de taxas de aprovação e abandono dos alunos.

“A vitória é de todos nós, de todas as escolas municipais, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, funcionários, professores, alunos, pais de alunos e munícipes. Precisamos enaltecer que todo o investimento e planejamento na Educação da Rede Municipal de Ensino surtiram efeitos, pois foram exercidos com competência, honestidade e transparência”, completou o secretário.

Secretário De Educação Comemora Índices Positivos Do Ideb Em Paulo Afonso
Reprodução

 

Continuar lendo

Mais Lidas