Bahia: Deputado apresenta projeto de lei que permite presença de doulas durante parto

O deputado estadual Zó (PCdoB) apresentou nesta segunda-feira  (20) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o projeto de lei nº 21.931/2016. O texto aborda a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, sempre que solicitado pela gestante.

O pedido é independente da presença de acompanhantes, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres tanto da rede pública quanto da rede privada. "A lei, que já foi aprovada em outros estados brasileiros, figura como uma alternativa para cuidar do bem estar emocional da parturiente, já que o trabalho das doulas consiste, dentre outras coisas, em oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e até mesmo físico.

O trabalho da doula é proporcionar o direito da gestante de viver esse momento de forma mais humana, passando amor, conforto, informação e cuidado nesta hora tão aguardada e de muita ansiedade”, relatou Zó.

 Ainda  de acordo com o texto, as doulas poderão entrar em ambientes hospitalares com seus respectivos instrumentos de trabalho (bolas de fisioterapia, massageadores, bolsa de água quente, óleos para massagens e demais materiais considerados indispensáveis na assistência do período de trabalho de parto e pós-parto imediato) todos condizentes com as normas de segurança. “Há pesquisas que revelam também que a presença da doula no pré-parto e parto traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo intervenções médicas e tempo de internação”, avaliou o deputado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =