Connect with us

Cenário Político

Glória- BA: Secretaria de Agricultura divulga novos convênios entre associações e o governo do estado

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Glória- Ba: Secretaria De Agricultura Divulga Novos Convênios Entre Associações E O Governo Do Estado

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Lisboa, compareceu à sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira (07), para informar à Casa a respeito dos convênios assinados entre associações de Glória e o governo do estado, através da Car – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

Participaram também da sessão, Cláudio Ademar (CAR) e as representantes das associações: Alessandra (Olho D’ Água dos Coelhos), e Janine (Serrota).

São muitas as ações do governo de Ena Vilma, particularmente voltadas para agricultura. Recentemente a prefeita fez a entrega de barcos através da Bahia Pesca, aos pescadores que aumentaram a produção do peixe. 

“Estas associações concorreram através de um edital lançado pelo governo do estado, através da Car, a prefeitura, através da desta secretaria fez a mobilização, colocou-a a disposição das associações e fez a parceria com a Secretaria de Educação”, explicou Gilvan Lisboa.

Associações contempladas

Duas indígenas (Uma na Serrota do Brejo e a outra do Poço) e a do Olho D’Água dos Coelhos com projetos de caprinocultura e galinheiro respectivamente.

“Na verdade são projetos que perpassam pelas duas secretarias, porque também há recursos para o meio ambiente. Obrigatoriamente os contemplados vão precisar trabalhar com agroecologia, para o uso correto da água”, pontou Gilvan.

Os recursos para os 5 anos previstos no contrato são da ordem de R$ 600 mil, que segundo adiantou Gilvan, cairão na conta dos agricultores nos próximos meses. Cada projeto receberá R$ 200 mil.

O programa terá assistência técnica pelo tempo que durar. O técnico dá acompanhamento no local, é um jovem e de preferencia que seja da comunidade, deve ter conhecimento e facilidade em transmiti-lo às pessoas que fazem parte do projeto. 

Gilvan informou que nos referidos projetos já existem uma boa estrutura. “Lá já tem galinheiro e água, nestas áreas indígenas também já se cria caprinos, no Olho D’Água dos Coelhos tem a particularidade se serem todas mulheres e jovens”.  

Suporte técnico e a gestão dos recursos

O recurso será gerido pelas associações, e o técnico do governo do estado, no caso da Car, a Companhia fará  um plano de trabalho com estas associações, serão contratados técnicos que receberão computadores e motos. “Teremos agrônomos e assistente social para dar todo acompanhamento”.

A Câmara Municipal

“A Câmara é a Casa do povo, e nossa parceira. Viemos aqui socializar para que os vereadores também possam passar a informação. E assim ficar registrado nos anais da Casa esta iniciativa que é muito importante para o nosso povo.

Alimentos da Terra

A grande dificuldade não é apenas produzir, mas depois da produção a comercialização, por isso, o secretário também lançou um cronograma de como será a distribuição dessa produção, cuja parceria maior será da Secretaria de Educação.

“Os produtos produzidos aqui, chamados alimentos da terra, serão consumidos pelos nossos alunos, com essa parceria entre as secretarias de agricultura e educação, que vai adequar o cardápio nas escolas de acordo com a produção que estas associações vão ter”.

Gilvan disse ainda que, os alimentos produzidos serão oferecidos ao mercado externo, como o Exército e os hospitais, por exemplo.

Continuar lendo

Mais Lidas