Connect with us

Cenário Político

Glória- BA: prefeita Ena Vilma entrega a Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio; Fotos

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A prefeita Ena Vilma Negromonte (PP) entregou nesta terça-feira (19), a UBS – Unidade Básica de Saúde, do bairro Santo Antônio. As obras, orçadas em R$ 200 mil reais cada uma, são das emendas parlamentares do ex-deputado Mário Negromonte (PP). Além desta, são mais 4 Unidades que o governo entregará nas comunidades: Torquato, Quixaba, Cerquinha e Agrovila 5.

O espaço entre a pracinha ao lado e a frente da Unidade ficou pequeno para comportar as pessoas que vieram prestigiar a inauguração, mas com muita cordialidade e a brevidade dos discursos permaneceram até o fim.

Há nisto algo importante, porque a saúde é requisito básico e fundamental para se medir a eficiência de um governo, evitando assim que a população seja duramente penalizada. Por isso tanto a prefeita como os munícipes estavam felizes.

Compareceram à inauguração: os secretários, de governo, Nivaldo Lopes, de educação, Josefa Vicente, de agricultura, Gilvan Lisboa, de Administração e Finanças, Adilma Lisboa e o controlador Flávio Ferino. Os vereadores: Gilmar Pereira, Nido de Dotor, Beto, José Nilson e Marcelo Gomes – todos do PP, e o vereador Bezeca (PTN), funcionários de outras pastas e o Pe. José Batista que abençoou a Unidade:

“Cada pessoa é convidada a também colocar a sua responsabilidade, exigir seus direitos, mas cumprir seus deveres: zelando e amando este espaço onde se oferece vida”, disse o pároco.

Antes e depois

USB do bairro Santo Antônio

A secretária de saúde, Ademásia Rodrigues, relembrou a situação caótica dos postos de saúde, quando assumiu a pasta e desabafou:

“Esse posto prefeita, funcionava numa sala toda quebrada, a senhora tem os arquivos, e em 2010 a senhora chegou e pediu que fizéssemos alguma coisa, porque tudo era tão feio, e fomos nós pintar os PSFs, abrir o que estava fechado sem o menor respeito com a população”.

Ademásia informou ainda que, todas as demais Unidades ficarão no mesmo padrão: salas climatizadas, espaços para reunião, consultório odontológico, sistema informatizado e com internet, cumprindo as exigências do Ministério da Saúde. “Funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e à tarde, das 13h às 17h”, completou.

Ena Vilma relembrou um pouco da sua carreira, 30 anos trabalhando com saúde: “Trabalhamos Ademásia, com o lado mais difícil do ser humano que é na hora da doença, é difícil fazer saúde, mas aqui agradeço à equipe e ao nosso povo, agradeço aos médicos cubanos, e aos nossos”.

A prefeita lembrou que foi preciso ações emergenciais para concertar os desmandos da administração que ela sucedeu:

“Está tudo documentado, o Centro de Saúde funcionava com o PSF dentro, tinha uma rachadura que ameaça derrubar a parede, uma situação degradante”, narra.

Ena Vilma, contudo, lembrou à população que este tempo sombrio ficou para trás, “Sabe por que eu recebo crítica?, porque comigo existe gerência, eu me responsabilizo pelos recursos e o retorno é este. Aqui sem coloração partidária, para todos, da melhor qualidade, porque meu povo merece”.

Fotos: ASCOM Glória

Mais Lidas