Connect with us

Cenário Político

Delmiro Gouveia é a 2º melhor cidade no ranking dos portais da transparência do MPF

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Delmiro Gouveia ocupa a 2° colocação do Estado de Alagoas no “Ranking Nacional dos Portais da Transparência”, divulgado na tarde da última quarta-feira ( 9), pelo Ministério Público Federal do Tocantins. Em uma escala de 0 a 10 o Município de Delmiro Gouveia obteve nota 7,1   à frente de grandes municípios como Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos e acima da média nacional que é de 6,86.
 
Seis municípios do sertão de Alagoas receberam nota 0,0: Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Piranhas, Palestina, Olho d’Água do Casado e Jaramataia. Os demais municípios do sertão receberam nota abaixo de 5,0.
 
O prefeito Luiz Carlos Costa, destacou que transparência com o dinheiro público, é essencial no governo.
 
A ação, coordenada pela Câmara de Combate à Corrupção, analisou os dados de todos os 5.568 municípios brasileiros, dos 26 estados, além do Distrito Federal, com foco em dar maior clareza e veracidade sobre as receitas e despesas dos municípios, além de incentivar a população a acompanhar os processos de publicidade das informações referentes a administração pública em todo o país.
 
A avaliação se baseou em um questionário, composto por 16 questões sobre o cumprimento das exigências legais e de itens considerados de “boas práticas de transparência”, desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).
 
Entre os itens avaliados estão as receita e despesa nos últimos seis meses; as ferramentas de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e contratos firmados. Além do relatório de gestão do ano anterior e a possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico.

Mais Lidas