Connect with us

Polícia e investigação

Golpistas utilizam do WhatsApp e SMS para prometer falsos empregos

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Golpistas Utilizam Do Whatsapp E Sms Para Prometer Falsos Empregos

Criminosos, que na maioria das vezes nem são do Brasil, utilizam de mensagens enviadas através de SMS, WhatsApp ou Telegram para ofertar falsos empregos. Eles adquirem milhões de números de telefone em pacotes de dados que são vendidos na internet e mandam as mensagens com as ofertas.

Os textos que são enviados costumam utilizar o nome de empresas grandes, como Amazon ou Mercado Livre, e oferecem vagas de meio período com salários de até R$ 5 mil por dia. E tudo para trabalhar de casa, apenas com o uso do celular.

Apesar das mensagens parecerem falsas demais para enganar alguém, ainda assim é o suficiente para atrair muitas vítimas.

Pessoas que estão vivendo grandes dificuldades econômicas ficam com a capacidade de raciocinar limitada. Os criminosos miram essas pessoas fragilizadas e acabam tendo sucesso porque atuam de forma massiva. Se 1% de quem recebe a mensagem cai, o lucro já é enorme, porque eles tentam com, literalmente, milhões de potenciais vítimas, sabendo que algumas vão cair”, explicou o perito de crimes digitais Wanderson Castilho.

Ainda conforme o perito, o Estado não consegue apaziguar esse tipo de crime, fato que induz os bandidos a investirem cada vez mais nessas técnicas.

Mais Lidas