Connect with us

Polícia e investigação

Mulher é resgatada após viver 40 anos em situação de escravidão na Bahia

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Uma mulher de 52 anos foi resgatada em uma casa de Vitória da Conquista, interior da Bahia, após quase quatro décadas trabalhando em condições análogas à escravidão. 

A vítima, identificada apenas pelas iniciais M.S.S, foi retirada do local e encaminhada para a residência do pai.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, além de explorar a mão de obra da mulher, a patroa também se apropriou de um benefício da Previdência Social concedido à vítima após a mesma ser diagnosticada com um tumor cerebral há alguns anos.

“Esse é um daqueles casos clássicos de empregada doméstica levada ainda criança para a casa do empregador e que nunca recebia salário sob o argumento de que seria da família”, afirmou a procuradora do caso, Manuella Gedeon.

A patroa assinou o documento se comprometendo a pagar verbas rescisórias e uma indenização por dano moral totalizando R$ 150 mil, em 50 parcelas mensais. Ela também deverá transferir a propriedade que comprou com o dinheiro do benefício para o nome da empregada.

Vítima trabalhava em pensão estudantil

Segundo o MPT, a denúncia sobre o caso chegou ao órgão no ano passado, dando início imediato às investigações.

M. S. S. foi resgatada na semana passada em uma pensão para estudantes, onde trabalhava nos últimos anos. A conexão entre os moradores da república e a patroa não foi detalhada pelas autoridades em comunicado à imprensa, mas a vítima contou que começou a trabalhar para a empregadora quando tinha apenas 12 anos.

Mais Lidas