Connect with us

Polícia e investigação

PRF participa da ‘Operação Deletrius’ para desarticular associação criminosa que retirava multas no Detran

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Prf Participa Da ‘Operação Deletrius’ Para Desarticular Associação Criminosa Que Retirava Multas No Detran

Na data de hoje (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com demais órgãos participou da operação “DELETRIUS”, que visa desarticular associação criminosa especializada na remoção de multas do sistema digital do Departamento Estadual de Trânsito (Detran–Ba).

A investigação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais – do Ministério Público do Estado da Bahia.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e requisição de documentos expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador, nos bairros do Costa Azul, Caminho das Arvores, e no Stiep. O objetivo é a apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos, celulares, computadores, apontamentos e bens de valor associados às práticas criminosas.

O Detran-Ba colabora com as investigações e operação iniciou após o órgão de trânsito encaminhar notícia das fraudes. A associação criminosa contava com a participação de agentes públicos lotados no Detran, que participavam do esquema em troca de propina. Os investigados inseriam dados falsos no sistema digital do Detran para cancelar as infrações de trânsito, cobrando como propina um percentual de 10% do valor devido pelo particular.

A apuração dos fatos seguirá com a análise dos documentos, de mídias e todo o material apreendido, de dispositivos móveis.

A operação foi realizada pelo Gaeco em parceria a Superintendência Regional na Bahia da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) da Polícia Civil; e Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Neste Dia Internacional contra a corrupção, a PRF reforça seu compromisso de combater crimes contra a Administração Pública, praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual.

Continuar lendo

Mais Lidas