Connect with us

Polícia e investigação

PGE entra com ação criminal no MP-BA contra idosa que chamou PM negro de ‘macaco’

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrou com ação criminal no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a idosa que chamou um policial militar negro de “macaco”, durante uma prisão no mês de setembro.

A ação foi divulgada pela PGE nesta quarta-feira (28). A idosa é Libânia Maria Dias Torres, de 64 anos. Ela estava sendo detida na noite de 16 de setembro por agredir a companheira. Durante a prisão, Libânia teria ofendido um dos militares com insultos racistas e foi filmada.

Além do crime de injúria racial, a ação da PGE também contempla o crime de desacato a servidor público em cumprimento de suas funções, porque a idosa também agrediu o policial com um tapa no rosto.

Caso

As imagens do caso viralizaram nas redes sociais. O vídeo foi gravado no bairro do Vale dos Lagos, em Salvador, e mostra o momento em que os militares tentam colocar a idosa, aparentemente algemada, no fundo da viatura.

Em um determinado momento, a agressora virou para um dos policiais, um homem negro, e chamou ele repetidas vezes de “macaco”. No fundo do vídeo foi possível ouvir uma mulher que pediu à idosa para que “não faça isso”. As imagens encerram quando o policial consegue abrir o fundo da viatura.

Na época, a Polícia Militar informou que além dos insultos racistas, a idosa também deu um tapa no rosto do policial. Ela foi levada para a delegacia de Tancredo Neves, autuada por injúria e agressão e responde em liberdade.

Libânia Maria Dias Torres é servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), que instaurou uma sindicância contra ela há cerca de um mês.

Mais Lidas