Connect with us

Polícia e investigação

Visitas nas unidades prisionais da Bahia serão retomadas na próxima segunda-feira, anuncia Seap

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) anuncia que, a partir da próxima segunda-feira (19), serão retomadas as visitas presenciais nas Unidades Prisionais do Estado.

Suspensas desde o mês de março por causa da pandemia da covid-19, o retorno das visitas sociais obedecerá os protocolos estabelecidos na 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas, FASE DA RETOMADA, com regras e medidas sanitárias específicas, de modo que se mantenha o baixo índice de propagação da covid-19 no Sistema Penitenciário da Bahia.

O retorno das visitas sociais foi decido em reunião do Comitê Interinstitucional, mediante avaliação da situação epidemiológica no Estado, por meio da decisão do Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização.

“Desde o início da pandemia, temos trabalhado intensamente no reforço das barreiras sanitárias estabelecidas para o Sistema Penitenciário e o resultado desse esforço são os números extremamente positivos alcançados. E, nas últimas semanas, após criteriosa avaliação dos Boletins Epidemiológicos da Secretaria da Saúde do nosso Estado, vimos a possibilidade de implementarmos a 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas”, avalia o Secretário Nestor Duarte.

Nesta fase, as visitas sociais serão realizadas quinzenalmente, por meio de cronograma estabelecido no Plano de Retomada das Visitas, no período das 08h00 às 12h00, sendo permitido apenas um visitante por pessoa privada de liberdade, com idade entre 18 e 59 anos. O visitante, por sua vez, será avaliado clinicamente, sendo feita aferição de temperatura e verificação de sintomas gripais.

Como medida de segurança, será mantido o distanciamento de 1,5 metros entre os visitantes e/ou servidores penitenciários, e tanto o familiar como o interno deverão utilizar a máscara de proteção a ser entregue pela Direção da Unidade Prisional.

Após a semana de visitação (19 a 23 de outubro), o Sistema Penitenciário será, diuturnamente, monitorado ao longo de 15 dias consecutivos, e, não existindo disseminação da doença na Unidade Prisional, será estabelecido uma nova semana de visitação (09 a 13 de novembro).

Mais Lidas