DEIC prende líder de Organização Criminosa foragido da Bahia

Preso/ Ilustração

A Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil de Alagoas, coordenada pelo delegado Gustavo Henrique, desencadeou uma operação, em parceria com a Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Inteligência da 24ª COORPIN e Delegacia do municipio de Bom Jesus da Lapa (BA), com objetivo de prender integrantes de uma Organização Criminosa (ORCRIM) que atuavam naquele estado e estavam foragidos aqui em Alagoas.

A operação ocorreu na cidade de Arapiraca (AL), na última sexta-feira (9), e prendeu um casal.  O homem, que é natural da cidade de Diadema (SP), tem 27 anos de idade. Ela é natural de Bom Jesus da Lapa (BA) e tem 21 anos. Ambos foram detidos  em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça baiana. Ele também foi autuado em flagrante delito por uso de documento falso.

Há cerca de um mês a DEIC da Polícia Civil de Alagoas recebeu a informação de que o casal em questão estaria no município de Arapiraca, após o que a Assessoria Técnica de Inteligência da Especializada realizou diversas diligências, sempre em parceria com o Núcleo de Inteligência da 24ª COORPIN e Delegacia da cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), resultando na localização do endereço deles.

Diante disso, durante todo o dia da sexta-feira (9), os agentes da Assessoria Técnica de Inteligência da DEIC (AL) fizeram vigilância no local, porém  acabaram descobrindo que o homem procurado estava internado no Hospital regional Nossa Senhora do Bom Conselho, acompanhado pela esposa. Dessa forma, foram feitas diligências no Hospital, confirmando-se que o foragido realmente estava hospitalizado, mas receberia alta naquele mesmo dia, o que ocorreu por volta das 19h, momento que o casal foi preso, na saída da unidade hospitalar mencionada. Durante a abordagem policial constatou-se, ainda, que ele usava um documento de identificação falsificado, motivo pelo qual também foi preso em flagrante delito.

“De acordo com as investigações da Polícia Civil da Bahia, o indivíduo  preso figura como o líder da Organização Criminosa (Orcrim) denominada “BDZ – Bonde do Zoológico”, ligada à facção “BDM – Bonde do Maluco (Tudo 3)”, que domina as cidades de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e outras na região Oeste da Bahia”, disse Gustavo Henrique, diretor da DEIC da PC de Alagoas.

O delegado informou que foragido preso é apontado como mandante de diversos homicídios na cidade de Santa Maria da Vitória (BA) onde comandava o trafico de drogas, além de ter antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma de fogo. “Já ela figura como uma das operadoras financeiras da ORCRIM, realizando inclusive a compra de bens no intuito de lavar o dinheiro ilícito do grupo criminoso”, detalhou a autoridade policial.

“Parabenizo o brilhante trabalho realizado por nossa Assessoria Técnica de Inteligência, bem como volto a lembrar a importância dessas parcerias e trocas de informações entre as policiais judiciárias de todas as unidades da federação, para o combate ao crime organizado, mesmo porque a atuação das facções criminosas na tem fronteiras”, concluiu o delegado Gustavo Henrique, diretor da DEIC (AL).

Após as capturas, o casal preso foi conduzido para a sede da DEIC, em Maceió (AL), onde os procedimentos foram confeccionados pelo delegado Cayo Rodrigues, e depois foram levados para o sistema prisional do estado, onde permanecem à disposição da Justiça.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − três =

Veja também