Connect with us

Polícia e investigação

Mais de 35 pássaros silvestres são resgatados pela PRF no interior da Bahia

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Dezenas de pássaros silvestres foram resgatados na tarde da quarta-feira (16) na BR-116, em Jequié, na Bahia. Também foram apreendidos galos que seriam usados em rinha. As aves estavam presas em um porta-malas de um Voyage que foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na abordagem, os agentes fizeram procedimentos de fiscalização com uma revista, quando avistaram gaiolas, galinhas e galos, encobertos e amarrados. Os animais estavam com movimentação limitada, privados de luz e sem circulação de ar, todos sinais de maus-tratos.

A equipe resolveu aprofundar a fiscalização e abriu o porta-malas, encontrando 38 aves silvestres em gaiolas pequenas, em precárias condições de saúde, sem água, ventilação e higiene. Uma ave já estava morta. Também foram localizadas 39 gaiolas vazias.

Ele contou que comprou as aves em Pernambuco e as levava para comercialização em São Simão, em Goiás. Cada uma seria vendida a R$ 80. O motorista de 44 anos assumiu a responsabilidade pelo tráfico de animais, afirmando não ter autorização para criação nem guia de transporte.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado. O motorista, que é de São Paulo (SP), vai responder por crime contra o meio ambiente.

Já os pássaros apreendidos foram encaminhados aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente local. Eles passarão por processo de reabilitação e depois serão soltos na natureza.

Mais Lidas