PRF resgata 45 pássaros sendo transportados dentro de ônibus em Vitória da Conquista

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 45 pássaros silvestres, na BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (02) , em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem dois ônibus em momentos distintos, os agentes iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 16h00, quando foram resgatados 03 (três) aves que estavam aprisionadas em gaiolas pequenas. O responsável pelos animais relatou que adquiriu os animais em São Paulo (SP) e pretendia levá-las para a cidade Arapiraca (AL).

Já o segundo flagrante ocorreu onze minutos depois, durante abordagem a um coletivo de passageiros. Ao subirem no ônibus e conversarem com os ocupantes, os PRFs decidiram aprofundar à fiscalização e após uma vistoria minuciosa, acabaram encontrando 01 azulão, 10 canários e 31 coleirinhas amontoados em gaiolas pequenas.

O responsável pelas aves, um homem de 31 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que recebeu os pássaros de um amigo na cidade paulista de Dobrada e o destino seria a cidade de Bom Sucesso do interior de Pernambuco. Disse ainda que ganhou R$ 50,00 (cinquenta reais) para transportar os animais.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

As aves foram encaminhadas ao CETAS na cidade de Vitória da Conquista (BA) para adoção das medidas administrativas pertinentes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Veja também