Connect with us

Polícia e investigação

PF cumpre 12 mandados na Bahia em operação contra tráfico internacional de drogas

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Pf Cumpre 12 Mandados Na Bahia Em Operação Contra Tráfico Internacional De Drogas

A Polícia Federal (PF) e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) iniciaram a 2ª fase de uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas na manhã desta quarta-feira (12). Doze mandados de prisão e outros 10 de busca e apreensão são cumpridos principalmente na Bahia, entre Salvador, Lauro de Freitas e Conceição do Coité, e também nos estados de Sergipe, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina.

A investigação começou em maio de 2019, a partir de denúncias recebidas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo a PF, a organização criminosa é especializada no tráfico aéreo, com o uso de “mulas”, como são chamadas as pessoas que transportam as drogas escondidas nas bagagens. Os entorpecentes eram levados principalmente para os países da Europa e da Ásia.

Ainda entre os 12 os mandados de prisão, três estão sendo cumpridos no exterior, com o auxílio da Interpol: dois na Espanha e um na Tailândia. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação foi chamada de Olossá. A PF detalhou ainda que em maio de 2019, quando as investigações começaram, a polícia descobriu que o proprietário de uma barraca de praia em Lauro de Freitas usava o estabelecimento para aliciar as mulas e que ele era o principal integrante da quadrilha nessa função.

Esse homem, que não teve identidade divulgada, providenciava as passagens, documentos e dinheiro para custeio da viagem. A PF apurou ainda que cada pessoa que fazia o transporte da droga recebia R$ 20 mil se conseguisse transportar os entorpecentes sem ser preso.

A Polícia Federal estima que cada transporte realizado poderia gerar lucro de quase R$ 500 mil. Durante toda a investigação, antes da operação ser deflagrada, dez pessoas foram presas quando tentavam embarcar para o exterior com cocaína escondida na bagagem.

Continuar lendo

Mais Lidas