Connect with us

Polícia e investigação

Professor é indiciado por estupro de aluna e tem prisão decretada na Bahia

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

O ex-professor de um tradicional colégio particular, que fica no bairro da Pituba, em Salvador, Raul Rodrigues Guimarães Neto, de 29 anos, foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável de uma adolescente de 13 anos que era aluna dele. O relacionamento durou oito meses e o caso foi denunciado à polícia pela mãe da jovem, no dia 1º de junho. O educador pediu demissão da unidade de ensino após a denúncia.

Uma equipe da TV Bahia teve acesso ao boletim de ocorrência. No entanto, não foi autorizado o registro de imagens do documento. Na denúncia, a mãe da jovem relata que afilha tinha conversas de cunho erótico com o professor, por meio de uma rede social.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o Ministério Público (MP-BA) entrou com o pedido de uma medida cautelar para que o educador não se aproximasse da garota, para não atrapalhar a investigação sobre o suposto estupro. A Justiça acatou o pedido e, como não conseguiu localizar o professor, decretou a prisão preventiva dele no dia 19 de agosto.

Ainda segundo o TJ-BA, o MP-BA não denunciou o docente pelo crime de estupro de vulnerável, já que o inquérito da promotoria não foi concluído. O G1 procurou o Ministério Público, que afirmou, por meio da assessoria, que não irá se pronunciar sobre o assunto, porque o caso está sob sigilo, já que existe uma menor envolvida.

A advogada da família da adolescente, o advogado do professor e a escola também informaram que não vão comentar o caso.

A investigação foi feita pela Delegacia Especializada de Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca), cuja titular é Ana Crícia Macêdo. O G1 não conseguiu contato com a delegada para comentar a apuração do caso. A assessoria da Polícia Civil afirmou que ela não irá se pronunciar, porque foi feito um acordo com a Justiça para que casos que envolvem menores fiquem sob sigilo.

O inquérito foi concluído pela polícia no dia 21 de julho. Segundo a assessoria da Polícia Civil, foi pedido à Justiça a prisão do professor por estupro de vulnerável. Ele é considerado foragido e a polícia foi informada de que ele está na Espanha. A polícia diz ter informado a situação à Justiça.

De acordo com o Código Penal, a relação sexual ou ato libidinoso praticado por adultos com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável. A pena para quem comete esse tipo de crime varia de oito a 15 anos de prisão.

Mais Lidas