Bahia: Serão abertas mais de quatro mil vagas na polícia para a Copa

Imagem ilustrativa

Para garantir a segurança da população durante a realização dos grandes eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil – Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) – será necessário adequar o efetivo dos órgãos policiais brasileiros. O que exige a abertura de novos concursos públicos. Uma ótima notícia para aqueles que desejam ingressar na área. A meta da Polícia Federal (PF) é promover a formação de cerca de mil policiais por ano até 2013, ano que antecede a realização da Copa.

Na Bahia, a previsão é de realização de concursos para a Polícia Militar, com oferta de 3.500 vagas de soldado e Polícia Civil, com vagas ainda a serem definidas para o cargo de delegado e perito técnico. Para este último, a previsão é de 100 oportunidades.

Os grandes eventos esportivos podem trazer ao país um número de até 2,98 milhões de visitantes adicionais no período de 2010-2014, de acordo com dados do instituto de pesquisa Ernst & Young Terco. Na Bahia, cuja capital está entre as 12 sedes da Copa, a expectativa da Secretaria de Turismo é de 700 mil turistas durante os meses de junho e julho de 2014, o que representa 300 mil visitantes a mais do que o Estado costuma receber neste período.

Previstos – De acordo com o subsecretário de Segurança Pública do Estado e representante da SSP na Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Ary Pereira de Oliveira , a PM conta, hoje, com 30 mil policiais. “Independente da Copa, já seria necessário abrir novos concursos para adequar o efetivo atual”, explica o subsecretário e informa que o governador baiano, Jaques Wagner, já autorizou a abertura de novos concursos para soldado da PM e para perito técnico e delegado da Polícia Civil.

A assessoria da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplac) informou que o processo está sendo analisado por uma Junta Orçamentária que irá definir o número exato de vagas que serão oferecidas. Por isso, não é possível, ainda, afirmar se os processos seletivos serão abertos ainda este ano. Para a PM, são pleiteadas 3.500 vagas para soldado, com possibilidade de prorrogação do concurso para convocação de mais 3.500 aprovados.

Na Polícia Civil, a carência é de 2 mil policiais civis, de acordo com o secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado (Sindicop), Bernadino Gayoso. O último concurso foi realizado em 1997, com vagas apenas para escrivão e agente.

Da Redação ChicoSabeTudo
Fonte: atarde

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Veja também