Hoje (29) por volta das 8:00 horas da manhã haveria uma revista nas celas do Presídio Regional de Paulo Afonso. A revista seria feita pelo GTM e pelos agentes penitenciários.
No momento da revista os presos impediram a realização, não deixando que os policiais e agentes entrassem nas celas.
O diretor do presídio chamou duas lideranças entre o presos para o diálogo e disse que caso eles não deixassem que a revista fosse feita, televisão, ventidador, e visitas seriam retirados ou suspensos.
Esse foi o estopim: irritados, dentro das celas retiraram seus uniformes e começaram a atear fogo neles. A rebelião estava formada.
Para controlar a situação o Cap. PM Angelo, comandante do GTM, rapidamente mobilizou sete viaturas, totalizando quase 30 policiais, além de um caminhão do Corpo de Bombeiros de prontidão para qualquer início de incêndio, para solucionar o caso.
Negociando com os presos, o Cap. PM Angelo e o Diretor do Presídio conseguiram chegar em um acordo e a revista foi iniciada. Vários celulares e objetos cortantes foram encontrados.
A todo momento parentes chegavam na portaria do presidio querendo informações. Ouça o relato de uma das mães de um detento:
[podcast]http://dl.dropbox.com/u/8963442/Clipe%20som%20149.mp3[/podcast]
Depois da revista realizada, nosso site conseguiu falar por telefone com o Diretor Adjunto do presídio que nos informou que após a saída dos policiais, os detentos começaram a bater nas grades das celas e a quebrar as paredes.
Com a quebra de uma das paredes, dois detentos feriram-se tentando fugir e foram encaminhados para o Hospital Nair Alves de Souza.
A qualquer momento traremos mais informações.
Fotos das viaturas no momento da Rebelião e dos feridos que foram conduzido ao Nair Alves de Souza:[nggallery id=117]
Atualização:
A rebelião acabou agora pouco, com alguns feridos, mas nenhum disparo de arma foi feito. Os detentos que se feriram já estão de volta ao presídio, foi preciso a intervenção do Juiz Cláudio Pantoja.
Mais detalhes em breve.
Da Redação ChicoSabeTudo