Bahia tem novo Secretário de Segurança Pública (SSP)

Por Chico Sabe Tudo 18/01/2011

Desde ontem que é notícia nos principais meios de comunicação do Estado da Bahia: o Governador Jaques Wagner divulgou a mudança do Secretário de Segurança Pública do estado, que atualmente é o delegado da Polícia Federal César Nunes, que deixa a pasta para um de seus auxiliares, o também delegado da PF Maurício Barbosa, que deixará a Superintendência de Inteligência da SSP.

A mudança ocorre no momento que a inprensa está mobilizada em desfavor ao Secretário César Nunes, atribuindo-lhe a sonegação de informações acerca das ocorrências criminais na Bahia. Até mesmo a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) se manifestou contra a mudança de metodologia na divulgação das informações criminais ocorridas recentemente. Clique na imagem abaixo e entenda o caso no site do Correio:

O que mais surpreende na mudança, é o relativamente curto histórico de atuação do novo Secretário na área. O delegado Maurício Barbosa tem 32 anos, e se formou delegado na Academia Nacional de Polícia em 2002. Só para termos uma ideia do que isso representa, basta observar que boa parte dos oficiais da PM baiana se formaram em 2002 ainda são tenentes. A expectativa atual é sobre a manutenção ou não dos atuais gestores das polícias civil e militar.

A área da segurança pública, algo reconhecido pelo próprio Governador Wagner, é das mais sensíveis do governo baiano. A mudança na secretaria pode – e precisa – representar muito em termos de renovação, com a expectativa de melhorias na área. Ao novo secretário, que não pode ser subestimado por sua relativa pouca idade, deseja-se a ponderação e capacidade de articulação e formulação de políticas indispensáveis à área crítica que assumirá. Creio que este deva ser o voto dos cidadãos baianos – policiais ou não.

Veja os comentários da imprensa baiana sobre a substituição:

Política Livre: César Nunes teria perdido no campo “relacional”, dizem fontes do governo;
À Queima Roupa: O Rei morreu. Viva o rei!;
Wagner divulga novo secretariado: César Nunes sai;
A Tarde: Wagner anuncia 15 nomes de secretários.

Veja o perfil do novo secretário de Segurança Pública:

O novo secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia é o Dr. Maurício Telles Barbosa, delegado de Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá em 1998 e na Academia Nacional de Polícia em 2002. Foi superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e fez carreira da Polícia Federal, onde foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado na Superintendência da Polícia Federal na Bahia e delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.

Da Redação ChicoSabeTudo
Fonte: Abordagem Policial e dilmanarede.com.br

Sobre nós

Falar um pouco sobre o Chico

Ultimos posts

Copyright © 2022 Portal ChicoSabeTudo. Todos os direitos reservados.