Esta iniciativa busca proporcionar mais segurança e tranquilidade ao cidadão, associando a aplicação de técnicas policiais desenvolvidas especificamente para estas situações, à conscientização de todos em colaborar, gerando a redução da criminalidade e o aumento da segurança no nosso Estado.
A colaboração do cidadão é fundamental, pois o policial militar de serviço numa abordagem, principalmente quando realizada em locais cuja estatística aponta maior risco, não percebe exatamente o que está vindo em direção à BLITZ. Daí os esclarecimentos ao cidadão que acenda a luz interna ou abra os vidros, em especial quem possui película no veículo, pois permitirá ao PM ver melhor o interior do carro e decidir se seleciona para abordagem ou não e que nível de segurança o policiamento adota para aquele caso específico.
Nosso efetivo é treinado e orientado para prover tranquilidade, seguindo os princípios básicos de segurança previstos nas técnicas e táticas policiais e ter um comportamento firme e equilibrado durante a abordagem, utilizando sempre vocabulário de fácil entendimento descartando palavras depreciativas e desnecessárias que confundam ou constranjam as pessoas. O objetivo é cada vez selecionar melhor dentre tantos que passam por uma Blitz quem será abordado e com isso ganhar tempo e torná-la mais eficiente.
Não é uma missão fácil, mas à medida que a visualização interna dos veículos melhorar acreditamos que o resultado será positivo para todos nós. Todo o Comando Operacional da Corporação está empenhado em avaliar continuamente a Blitz policial com ênfase aos procedimentos técnicos dos policiais, buscando qualidade na prestação dos serviços e eficácia nos resultados.
Da Redação ChicoSabeTudo