Connect with us

Esportes

Veja quais são os suplementos mais consumidos pelos atletas de ponta

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Os suplementos alimentares fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Alguns buscam uma melhor qualidade de vida, que esses produtos podem trazer através da prevenção de doenças. Outros, utilizam para melhorar o rendimento físico, perder peso ou ganhar músculos. Já para os atletas de alto rendimento, a utilização dos suplementos é parte de uma dieta voltada exclusivamente ao objetivo de atingir os melhores índices possíveis de força, resistência e velocidade.

Whey Protein: A empresária Katrine Rubaek, proprietária da Sundt Suplementos, afirma que o suplemento mais utilizado pelos grandes atletas é também o mais popular entre a população em geral: o Whey Protein. Ele é composto por uma proteína extraída do soro de leite e por isso tem altos níveis do nutriente, que é essencial para a recuperação do corpo após o desgaste dos exercícios. Assim, os atletas conseguem aumentar a carga de treinos sem sofrer dores ou cansaço. Além disso, esse tipo de proteína também proporciona um bom ganho de massa muscular, o que é importantíssimo em grandes competições.

Creatina: A Creatina é outro suplemento básico para os atletas de elite. Ela proporciona um aumento significativo na força muscular, por conta de suas propriedades ergogênicas. Este suplemento é muito utilizado por profissionais de esportes que exigem muita potência e explosão, como o futebol e o basquete, que dependem de corridas intensas e curtas.

Carboidratos: O carboidrato causa muitas dúvidas na população, mas é uma suplementação quase obrigatória para os atletas de ponta. Mesmo estando presente em muitos alimentos básicos, como o pão e o arroz, vários esportistas preferem a suplementação para evitar qualquer problema gástrico durante a prática do esporte. O carboidrato também é muito importante depois dos exercícios, pois ele ajuda a recuperar nutrientes perdidos pelo organismo em atividades pesadas.

Ômega 3: Alguns outros suplementos são consumidos pelos atletas de modo preventivo, visando uma melhoria do funcionamento geral do organismo. Um deles é o de Ômega 3, que possui características anti-inflamatórias e ajuda a melhorar a saúde do coração. Essas propriedades podem evitar diversos problemas de saúde e lesões graves.

Colágeno: o colágeno é uma das proteínas encontradas em maior quantidade em nosso corpo. No entanto, os níveis diminuem com o passar do tempo. Por estar diretamente ligado à saúde dos ossos, ligamentos e tendões, muitos atletas utilizam esta suplementação para evitar dores e prevenir lesões, principalmente os que continuam competindo após os 35 anos.

Vitamina D3: Essa vitamina, apesar de sintetizada no organismo através da exposição ao sol, é conseguida através de alguns poucos alimentos e de suplementação. Ela é muito importante para os atletas, pois está ligada à saúde dos ossos. Por isso, os esportistas que possuem bons níveis da Vitamina D3 conseguem ter mais força nos braços e nas pernas, fator que faz muita diferença nas competições.

Mais Lidas