Connect with us

Esportes

Campeonato Baiano retorna no dia 22 de julho e vai conciliar datas com o Nordestão

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

O Campeonato Baiano já tem data para ser reiniciado: 22 de julho, uma quarta-feira, um dia depois da retomada da Copa do Nordeste. A decisão foi tomada de forma unânime em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, entre os clubes e a Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Em entrevista ao GloboEsporte.com, o presidente da FBF, Ricardo Lima falou sobre a retomada da competição.

– A Federação mostrou aos clubes a necessidade, uma vez que lá na frente tem os campeonatos nacionais se iniciando, e ficou definida a data do dia 22, fazendo uma conciliação com os jogos da Copa do Nordeste, que vão acontecer em Salvador Feira de Santana também – afirmou.

A tabela do estadual será conciliada com a do Nordestão. O pleito das equipes em relação ao registro de novos jogadores foi atendido, uma vez que muitos atletas foram desligados dos seus clubes durante a pandemia.

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira para a realização das inscrições e vão até o dia da última partida da fase classificatória, que ainda não tem uma data definida. Será permitido aos clubes a inscrição de oito atletas amadores, desde que registrados no BID.

– Nós precisamos de seis datas para a conclusão da competição. A gente vai aguardar a tabela da Copa do Nordeste para conciliar essa primeira fase e, quando tivermos os quatro classificados para as fases finais, vamos nos reunir com eles para definir sobre as datas – disse.

Entretanto, tem um detalhe: o atleta que já atuou por um time nesta edição do Campeonato Baiano não poderá vestir a camisa de outra equipe. Na reunião, também ficou estabelecida a manutenção do rebaixamento da equipe de pior colocação.

Uma novidade na competição será a possibilidade de cada clube realizar cinco substituições, como já acontece nos campeonatos europeus. Os atletas de todos os clubes precisarão fazer teste para coronavírus antes de cada partida.

Há ainda indefinição sobre algumas cidades, que estão lutando para baixar a curva de contágio do coronavírus e correm o risco de não poder abrigar os jogos. São elas.

Juazeiro: decreto que impede a realização de jogos em vigor até o dia 19.

Ipiaú: índice alto de coronavírus e, além disso, o estádio teve seus vestiários demolidos para reforma, portanto já não poderiam receber jogos.

Jacobina: ainda não há uma posição.

Alagoinhas: também vigora o decreto que impede a realização das partidas.

Caso uma cidade não tenha condições, a partida será levada para outra praça, com a anuência do clube mandante.

Quando foi paralisada por causa da pandemia do coronavírus, ainda restavam dois jogos da fase de grupos da competição, além das fases finais.

Mais Lidas