Connect with us

Esportes

Neymar se manifesta contra o racismo em rede social: “Vidas negras importam”

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Depois de o mundo do futebol aderir à onda de protestos contra o racismo e a violência policial aos negros, o atacante Neymar também se manifestou. O astro da seleção brasileira e do PSG veio a público nesta terça-feira usando suas redes sociais para endossar a campanha com a hashtag #BlackLivesMatter, que em português significa “Vidas negras importam”.

Neymar aproveitou outra campanha, a “#BlackoutTuesday”, que está ocorrendo nas redes sociais nesta terça-feira, usando imagens na cor preta. Os protestos contra o racismo vêm ocorrendo com intensidade após o assassinato do ex-segurança negro George Floyd por um policial branco, em Mineápolis, nos Estados Unidos.

A morte de Floyd causou uma série de manifestações no território norte-americano e logo ganhou as redes sociais em todo o mundo. Os protestos também chegaram ao futebol, principalmente no último fim de semana, quando jogadores aproveitaram a rodada do Campeonato Alemão para se posicionarem contra a violência policial à população negra.

O meia inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, mostrou uma camisa com os dizeres “Justiça para George Floyd” ao marcar na vitória sobre o Paderborn, e o norte-americano Weston McKennie, do Schalke 04, usou uma faixa no braço com a mesma frase, durante o duelo contra o Werder Bremen. O atacante francês Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, se ajoelhou após marcar seu primeiro gol na vitória sobre o Union Berlin.

O gesto como protesto foi repetido pelos jogadores do Liverpool, na última segunda-feira, antes do treinamento, e também pelo elenco do Chelsea, que se reuniu antes de uma atividade nesta terça, formando a letra H, em referência à palavra “humano”. O ato se tornou simbólico em 2017, quando o jogador da NFL (liga de futebol americano dos EUA) Colin Kaepernick o realizou durante a execução do hino nacional dos EUA, em forma de protesto à violência contra os negros no início do mandato do presidente Donald Trump – e foi copiado por outros atletas na sequência.

Mais Lidas