Connect with us

Esportes

Tour do Fred: centroavante inicia maratona de 600 km e cinco dias para se apresentar ao Fluminense

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Para quem achava que era só uma brincadeira, agora pode acreditar. Fred iniciou às 5h15 (de Brasília) da manhã desta segunda-feira o trajeto de bicicleta de Belo Horizonte rumo ao Rio de Janeiro, para se apresentar como novo reforço do Fluminense. O destino final é o CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, mas até chegar será uma longa maratona. O percurso tem distância estimada de 600 km. O desafio será também uma ação solidária: o atacante doará uma cesta básica para cada quilômetro percorrido.

Devido à falta de segurança do trecho inicial, onde são cerca de 100 km sem acostamento na estrada, a saída de Fred e companhia de Belo Horizonte foi simbólica. Eles foram de carro até Congonhas e, de lá, começaram o tour.

De acordo com o site Google Maps, o trajeto Belo Horizonte-Barra da Tijuca equivale a 445 km e pouco mais de 24 horas ininterruptas de bicicleta. Mas Fred não fará o percurso por rodovias. Para evitar aglomeração em tempos de pandemia do coronavírus, todo o itinerário será feito por um caminho alternativo e mais longo, conhecido como Estrada Real. Tratam-se de rotas de terra construídas para atividade minerária na época do Brasil-Colônia.

Por isso, Fred projetou na Live de sua apresentação no Fluminense que serão cerca de 600 km e cinco dias de previsão para completar o trajeto. O centroavante viajará pedalando ao lado de Jefferson Souza, seu preparador físico particular, e vai acampar em barraca durante as noites do desafio. Haverá ainda dois carros batedores com um mecânico, um fisioterapeuta, um cinegrafista, e Francis Melo, empresário do jogador e idealizador do projeto. Eles levarão máscaras e álcool em gel na bagagem, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Além disso, a nutricionista do Fluminense, Renato Faro, participou da estruturação do projeto. Segundo Jefferson, eles estão preparados física e emocionalmente, além de auxiliados em alimentação, suplementação e hidratação.

– A gente está preparado para essa situação. É um desafio grande, mas a gente está treinando há quatro meses. Tem dois meses que nós estamos pedalando direto, de três a quatro vezes por semana, rodando em média de treinamento 200 km por semana. Psicologicamente a gente também está bem preparado. Acho que é um fator importante para esse desafio. É um desafio desgastante, onde a gente não conhece o caminho. Lógico que a gente vai ter uma estrutura para isso, mas a gente não conhece o caminho. A gente não sabe onde a gente vai poder fazer força, onde vai poder relaxar. Então é o tempo todo atento em relação a tudo – contou Jefferson ao GloboEsporte.com.

– Outra coisa importante é em relação à alimentação, hidratação, sono… A gente está bem engajado com a nutricionista do Fluminense. Ela passou toda suplementação. Tem um suporte técnico junto com a gente, alimentação já está toda certa, a hidratação está engajada. E o principal é o sono. Se a gente conseguir dormir bem, fazer um bom recover, a gente vai conseguir – acrescentou.

Aos 36 anos, o ídolo tricolor já vinha pedalando em distâncias superiores a 50 km nos treinamentos diários. Para o trajeto rumo ao Rio, ele irá intercalar duas bicicletas: para os momentos de subida uma e-MTB com pedal assistido, e para os trechos mais planos uma MTB convencional, como a que já usava na fazenda. Ele também contará com uniformes de ciclismo nas cores do Flu: um grená e outro tricolor, com verde nas mangas e detalhes em branco.

Chamado de “Rei dos Stories”, Fred irá fazer uma espécie de “diário da viagem” através do modo “Story” do Instagram, para atualizar os fãs sobre o percurso e suas histórias. Por isso, ele pediu para os torcedores não abandonarem a quarentena e saírem de casa na tentativa de encontrá-lo no caminho. E prometeu que quando for seguro organizará um encontro com os tricolores.

– Claro que a gente considerou essa possibilidade de aglomeração, mas nos cercamos de todos os lados e estamos tomando todos os cuidados para que isso não aconteça de forma alguma. Até por isso eu venho aqui pra reforçar, um pedido meu mesmo, para que a torcida do Fluminense fique em casa e mostre sua força de outra forma, fazendo as doações que puderem. Estamos todos ansiosos pelo reencontro pessoalmente, mas o momento ainda não é esse.

– Vou sair da porta da minha casa em direção à minha segunda casa, o Fluminense.

– Cada um fazendo sua parte, eu pedalando e vocês ajudando, minha chegada ao CT do Fluminense ficará para sempre marcada como um momento de alegria, união e solidariedade, algo inédito na história do futebol mundial. O mais importante é que essa ideia surgiu de uma vontade de fazer o momento da minha chegada ao Fluminense algo que pudesse fazer a diferença para as famílias que precisam. A torcida pode ficar despreocupada, que, quando tudo isso passar, a gente vai fazer alguma coisa legal para marcar esse reencontro. É o que eu mais quero, mas com a garantia de que todos estarão em segurança.

Mais Lidas