Connect with us

Entretenimento

Influência lusitana na cultura brasileira: colaborações entre cantores portugueses e brasileiros têm renovado as relações entre os dois países

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Portugal e Brasil compartilham traços culturais em comum que vão muito além da língua portuguesa, afinal, os portugueses colonizaram as terras brasileiras e trouxeram para cá muitos elementos culturais, como a sua comida, as tradições religiosas, etc.

Embora Portugal sempre tenha exercido uma forte influência sobre a cultura brasileira, no campo musical essa influência vem se tornando mais forte nos últimos anos. Isso vem se dando por conta de uma colaboração maior entre os cantores brasileiros e portugueses, o que tem aumentado o alcance de muitos deles para além dos seus países de origem. Confira neste artigo mais informações sobre isso.

Portugal e sua influência sobre a culinária, os jogos e a literatura brasileira

Portugal e Brasil têm influenciado um ao outro desde que as terras brasileiras foram colonizadas pelos portugueses, quando as culturas sofreram uma fusão em diversos aspectos. No caso da culinária, por exemplo, a feijoada é um dos pratos que resultou de uma adaptação dos cozidos portugueses, uma iguaria composta por carnes, enchidos e vegetais.

A influência na literatura também fica evidente na literatura brasileira, já que os portugueses estavam vivendo o renascimento cultural e artístico que estava acontecendo na Europa na Idade Média na época em que firmaram colônia em território brasileiro. Do século XVIII ao século XIX, quando as ideias iluministas europeias começam a chegar ao Brasil, é que grandes autores começaram a surgir, como Gonçalves Dias, Castro Alves e José de Alencar.

Além disso, alguns jogos também foram trazidos pelos portugueses, como os jogos de cartas. Os baralhos foram trazidos pelos europeus que desembarcavam no Brasil após a descoberta do país. No entanto, somente quando a família real portuguesa veio morar no Brasil, no ano de 1808, é que foi criada uma gráfica nacional, na qual os baralhos passaram a ser impressos no país e se popularizaram. Além disso, alguns jogos, como a banca francesa, também têm origem portuguesa, apesar do nome. Como podemos ler em plataformas especializadas na modalidade mencionada, o jogo foi inspirado no que de melhor as roletas americana e europeia têm a oferecer. Suas regras são muito simples, pois tratam das apostas – conhecidas como Grande, Pequena e Ases – no valor que sairá quando forem lançados três dados pelo crupiê. Como vemos, esse jogo é apenas mais um dos elementos importantes da influência portuguesa no Brasil.

Quais são os cantores portugueses e brasileiros que têm se unido em canções?

A cantora portuguesa Carminho, uma das principais artistas do país a cantar o tradicional fado, tem sido uma das que mais fizeram colaborações com cantores brasileiros nos últimos tempos. Um dos que se uniram a ela foi Chico Buarque, que a chama carinhosamente de “Flor de Portugal”. Uma das músicas que eles gravaram juntos foi “Falando de amor”, originalmente composta pelo brasileiro Tom Jobim, um dos maiores nomes da bossa nova, gênero musical que é uma marca registrada do Brasil e que foi trilha sonora da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Além disso, outra colaboração que merece ser mencionada é a que aconteceu entre Capicua e Valete, rappers portugueses, e Emicida e Rael, rappers brasileiros. Essa união, realizada em 2017, acabou resultando no lançamento de um álbum chamado “Língua Franca”, uma celebração da língua brasileira e dos detalhes em comum que permeiam ambas as culturas.

Uma das uniões mais recentes, que data do ano de 2020, foi a do cantor brasileiro Vitão com o português Agir, ambos reconhecidos em seus países de origem pela união dos gêneros pop e R&B. O nome da música lançada é “Mais Que Bom”, que foi gravada com os dois, cada um em suas respectivas casas nos seus países de origem. Esse tipo de colaboração é excelente para os artistas, principalmente para os portugueses, que costumam ser menos conhecidos dos brasileiros. Por ser um país maior, as músicas brasileiras têm maior alcance em Portugal do que o contrário, mas essas parcerias vêm transformando isso.

As relações entre Portugal e Brasil sempre foram fortes por conta da língua em comum, mas as colaborações musicais que têm acontecido cada vez com mais frequência entre cantores de ambos os países têm permitido que o brasileiro conheça mais sobre a música portuguesa, tendo, dessa forma, mais contato com uma cultura que ainda tem uma grande influência no seu dia a dia.

Mais Lidas