Connect with us

Entretenimento

Terremoto no Recôncavo é o maior já registrado na Bahia, mostra estudo

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Terremoto No Recôncavo É O Maior Já Registrado Na Bahia, Mostra Estudo

terremoto registrado na região das cidades de Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá, e Amargosa, no recôncavo baiano, no dia 30 de agosto, que teve magnitude 4,6, foi considerado como o maior evento sismográfico registrado na Bahia, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).

De acordo com a instituição, se chegou a essa conclusão após a análise de dados históricos e do ambiente geográfico.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou que a magnitude do evento foi de 4,2. Já os cálculos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apontam que foi um pouco maior, atingindo 4,6. Não houve feridos.

Após o primeiro registro, vários outros começaram a ser notificados por dias consecutivos. A última atualização ocorreu no dia 2 de setembro, quando um tremor, com 1,8 de magnitude, foi sentido entre Amargosa e São Miguel das Matas.

Nesse intervalo, alguns imóveis tiveram a estrutura danificada. Além disso, algumas famílias precisaram sair de casa, o que levou as prefeitura de Amargosa e de São Miguel das Matas decretarem situação de emergência.

Com o objetivo de monitorar novos casos de abalos no estado e reunir dados sobre eles, uma equipe do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instalou sismógrafos em sete cidades do estado.

Na Bahia, existem dados de, pelo menos, 373 registros de terremotos, sendo o mais antigo deles, e do Brasil, registrado em Salvador, em 1724.

Do total de registros na Bahia, apenas 8 superaram os 4 graus de magnitute, contudo, nunca ultrapassou os 5 graus.

Continuar lendo

Mais Lidas