Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Foto: Reprodução / Calila Notícias

Homem morre durante sepultamento em Caldas do Jorro (BA)

Mulher é encontrada morta com olho arrancado e recado: “Agora tá pago a dívida”

Ex-sogro de mulher que aparece em vídeo com padre entra na mira da polícia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Entretenimento

Brasil: Professora percorre 40 km até comunidade rural para dar aula a aluno surdo na pandemia

Última atualização: 09/09/2020 11:25
Compartilhar
Compartilhar

Uma professora de Linhares, no Norte do Espírito Santo, está ajudando um aluno deficiente auditivo com as lições durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, ela percorre cerca de 40 quilômetros, pelo menos uma vez por semana, até a casa do aluno, que mora na comunidade de Bananal do Sul, no mesmo município.

- Anúncio-

Edilson tem está no primeiro ano do Ensino Médio. A professora Joyce Barcelos Barbosa conta que não o conhecia pessoalmente, porque ele ainda não tinha ido à escola este ano.

“Ele estava matriculado na escola desde o início do ano, mas eu não tive contato com ele porque, devido a esse percurso – não tem ponte, não tem acesso ao transporte – ele ainda não tinha ido à escola”, contou.

Ainda no começo do ano letivo, o problema do transporte foi resolvido, mas a chegada da pandemia manteve o estudante longe da sala de aula.

- Anúncio-

Logo, a professora teve a ideia de acolher o aluno e a família para que Edilson não desistisse dos estudos e tivesse um estímulo para continuar.

“Quando começou a pandemia, entrei em contato com a família, mandei mensagem porque aqui não pega celular, e perguntei se teria como eu fazer esse atendimento com todas as medidas de segurança: álcool em gel, máscara, distância, ao ar livre. A família me deu um sinal positivo, entrei em contato com a direção da escola e passei a situação sobre a forma como iríamos abraçá-lo para não ter evasão”.

- Advertisement -

Percurso

Para chegar até a comunidade de Bananal do Sul, a professora percorre parte do trecho em estrada de chão e precisa parar o carro duas vezes para abrir porteiras.

“Num primeiro momento, eu me assustei um pouco pela estrada, pelo percurso, que é bastante difícil o acesso. Mas é o que eu sinto no meu coração: quando passo por esses obstáculos todos, com chuva ou sol, e chego aqui, não tem dinheiro que pague”, declarou a professora.

Mesmo sem se comunicar verbalmente, Edilson deixa clara a gratidão que sente pela dedicação da professora. “Fico muito feliz, tenho um carinho enorme”, disse o aluno, em Libras.

Para a professora, ver os olhos do aluno brilhando após cada atividade é uma motivação para continuar.

“Quando eu chego aqui, vejo a recepção da família e do aluno, o brilho nos olhos dele, o sorriso, a dedicação. Acho engraçado quando terminam as atividades no final da manhã, eu pergunto a ele se está cansado, se é chato, mas ele fala que é muito bom”, contou.

Comunidade

As aulas acontecem debaixo de uma mangueira. A mãe do rapaz, Valdelice Gomes da Silva, acompanha todo o trabalho de perto.

“Agradeço a Deus todos os dias por isso. Se não tivesse o apoio dela, eu não saberia o que fazer”, disse a mãe.

No vilarejo em que a família mora, vivem cinco famílias, com crianças de 7 a 11 anos. A internet, lá, quase não funciona.

A mãe de Edilson conta que a dificuldade não é só do filho dela, mas que todos os outros alunos, pela falta de acesso, não conseguem acompanhar as aulas.

“Algumas coisas não tem como explicar porque têm que ser pesquisadas na internet, e aqui não pega. Algumas coisas ficam sem fazer”, explicou.

Fronteiras na educação

No início do mês, um levantamento do G1 mostrou as dificuldades de acesso à educação por parte de estudantes em todo o país durante a pandemia.

Dos 25 estados que implantaram atividades à distância, 15 monitoram a adesão dos estudantes ao ensino remoto. Os índices mostram também que as aulas on-line não são acompanhadas por todos os alunos.

Isso significa que, apesar dos esforços das redes, parte dos estudantes pode não ter acesso à educação na pandemia. As razões são várias – e incluem falta de estrutura em casa, de computadores ou de conexão.

A alternativa para os alunos é recorrer às atividades impressas ou à transmissão por outras mídias, como TV aberta ou via rádio. Nesses casos, também é difícil mensurar quantos estudantes estão efetivamente assistindo ao conteúdo.

MAIS LIDAS

Foto: Reprodução / Calila Notícias
Homem morre durante sepultamento em Caldas do Jorro (BA)
Polícia e investigação
Motociclista de Jeremoabo morre após colisão com ônibus da Prefeitura de Santa Brígida
Polícia e investigação
Casa fica destruída após incêndio em Paulo Afonso; cachorros foram resgatados
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Filme Parecidos Com Tron: Ares: Free Guy, Tron Ares E Existenz (Divulgação)
Entretenimento

Tron: Ares (2025), terceiro filme da franquia com Jared Leto

Ea Confirma O Fim De The Sims Mobile E Prepara Project Rene Para Pc E Celular (Imagem: Divulgação/Ea)
Entretenimento

EA confirma encerramento de The Sims Mobile em 20 de janeiro de 2026

Foto: William Rocha
Entretenimento

Uel, 24, é confirmado no Camarote Glamour do Carnaval de Salvador

Entretenimento

Yoná diz que Saory e Wallas tiveram relação íntima em A Fazenda 17

João Augusto Liberato Planeja Seguir Os Passos Do Pai E Emplacou Um Trabalho Na Emissora.
Entretenimento

João Augusto assina com Record e terá quadro no Domingo Espetacular

Web Reparou Em Detalhe Durante Edição Ao Vivo De 'A Fazenda 17' E Adriane Galisteu Não Deixou Escapar.
Entretenimento

Gaby Spanic expulsa de A Fazenda 17; público cobra Adriane Galisteu

​
Entretenimento

Disputa pela guarda: Sofia implora para não voltar à mansão de Jaques

Em Mais Um Indício De Romance, Zé Felipe Publicou Foto Da Cantora E Provou Estar Na Casa Dela.
Entretenimento

Ana Castela nega que pais estejam preocupados com namoro de Zé Felipe

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?