Connect with us

Entretenimento

Pauloafonsinos se destacam como pesquisadores de nível de internacional. Confira

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Pauloafonsinos Se Destacam Como Pesquisadores De Nível De Internacional. Confira

Os pauloafonsinos Jamilson Ramalho Dantas e Jean Carlos Teixeira de Araujo estão se destacando no cenário internacional com a publicação de diversos artigos na grande área de Ciência da Computação. Ao todo os dois somam mais de 20 artigos publicados em revistas e cerca 45 artigos publicados em conferências, sendo que alguns desses artigos foram resultados de uma cooperação mútua. A parceria dos dois vem colhendo frutos desde 2012 com a primeira publicação em conjunto do artigo An Availability Model for Eucalyptus Platform: An Analysis of Warm-Standy Replication Mechanism publicado no IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC 2012), que ocorreu em Seul, na Coreia do Sul.

De lá para cá, os dois tiveram muitos outros artigos publicados em conferências de peso o que proporcionou grandes viagens. Jamilson relembra a viagem que fez para Hong Kong em 2015: “Foi de um crescimento extraordinário, pessoal e profissional. Hong Kong é uma cidade linda e de grandes oportunidades”. Não se contendo, os dois ainda tiveram um outro artigo publicado no IEEE/IFIP International Conference on Dependable Systems and Networks (DSN) ocorrido em Tolouse, na França, no ano passado. Jean também relembra da sua primeira viagem internacional quando foi para Anchorage, nos Estados Unidos: “A região do Alaska é sem sombra de dúvidas uma das regiões mais belas do mundo. Espero poder voltar novamente um dia para aquele lugar tão especial”.

Separadamente, eles também vêm mantendo uma boa colaboração com outros pesquisadores. Só neste ano quatro artigos já foram publicados, dois deles no 22nd IEEE Pacific Rim International Symposium on Dependable Computing (PRDC 2017), que ocorreu no mês de janeiro na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, e os outros dois na 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2017), que ocorreu na semana passada na cidade de Lisboa, em Portugal.  Além disso, mais outros dois artigos já foram aceitos e deverão ser publicados em outubro no IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC 2017), que ocorrerá em Banff, no Canadá.

Jamilson vem fazendo jus ao que foi dito por ele em outra entrevista em 2012, que o artigo então publicado seria o primeiro de muitos. De fato, de lá para cá muita coisa mudou. Hoje alguns dos artigos publicados vêm sendo citados por diversos pesquisadores do mundo inteiro, tornando-o referência no estudo de disponibilidade em ambientes de computação em nuvem. Mesmo com tantas contribuições, ele promete que ainda há mais por vir.

Seguindo caminhos semelhantes, Jean também vem trilhando um caminho excepcional desde o seu primeiro artigo internacional publicado em 2011. Sua pesquisa nas áreas de modelagem e avaliação de desempenho de sistemas lhe proporcionou inúmeras citações, mas foram os artigos publicados na área de envelhecimento e rejuvenescimento de software em ambientes de computação em nuvem que lhe concedeu reconhecimento internacional. Ele comenta que a parceria com Jamilson é tão produtiva em razão da amizade que foi se estreitando com o passar dos anos.

Só temos a parabenizar esses dois filhos da terra que levam o nome da nossa cidade onde passam. Continuem com essa persistência e humildade que tem lhes trazido tantos frutos. Sucesso!

Continuar lendo

Mais Lidas