Connect with us

Entretenimento

Publicitária desabafa sobre cultura do estupro e postagem viraliza na web

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A manifestação de uma publicitária de Taubaté (SP) sobre a cultura do estupro viralizou em uma rede social. O texto publicado na última quinta-feira (26) teve mais de 120 mil curtidas e 100 mil compartilhamentos até esta terça-feira (31).

O texto escrito por Marina Ferreira, de 25 anos, traz as justificativas normalmente usadas para desestabilizar e até culpar a mulher vítima de abuso sexual. No post, em que cita oito links de reportagens publicadas recentemente na mídia, ela tenta desconstruir essa ideia.

Um dos exemplos citados é o de uma estudante de 12 anos estuprada dentro de uma escola estadual na zona sul de São Paulo. Antes de colocar o link para uma matéria do G1, ela cita o texto: "Se ela estivesse estudando, isso não aconteceria". O texto segue com reportagens de mulheres e crianças abusadas por parentes e em locais públicos como estação de metrô e igreja.(clique para ler o texto na íntegra)

"Acredito que as pessoas ficam impactadas por cada caso individualmente, mas acabam esquecendo dele pouco tempo depois. Então, peguei todas as 'desculpas' ou 'motivos' que vi algumas pessoas usando em postagens para provar que eram mentiras com fatos. Todas as matérias juntas tiveram esse impacto",  contou.

Ela conta ainda que não esperava a repercussão e que inicialmente a postagem estava no modo privado.

"Uma amiga pediu pra eu colocar o post público pra ela compartilhar, mas nenhuma publicação minha passou dos 100 compartilhamentos, só essa", contou.

Ela contou que ficou satisfeita da forma que a mensagem viralizou e acredita que pode ajudar as pessoas entenderem que estupro nunca é culpa da vítima. "Fiquei feliz que rolou porque era algo que precisava sair da minha panelinha ou da panelinha de pessoas que já sabem que não há desculpa pra estupro", concluiu.

Mais Lidas