Connect with us

Entretenimento

Escritor João de Sousa Lima vai receber o título de Cidadão de Paulo Afonso

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Nesta sexta-feira, dia 20 de Maio, quem vai receber o título de Cidadão de Paulo Afonso é o escritor, poeta e historiador João de Sousa Lima, nascido em São José do Egito/PE, terra dos cantadores.

João de Sousa Lima já publicou um livro de poesias No Silêncio do Ocaso, em 2009 mas, empolgado com as belezas da caatinga e as histórias sobre o cangaço, aprofundou suas pesquisas sobre esse tema e já escreveu mais de 10 livros, fez documentário em vídeo e viu seus estudos sobre o cangaço chegarem ao cinema nacional, quando a história do seu livro Moreno e Durvinha, Sangue, Suor e fuga no cangaço foi adaptada para o cinema, com o título “Os Últimos Cangaceiros” pelo cineastra cearense Wolney Oliveira.

A seriedade da pesquisa de João de Sousa Lima sobre o tema faz com que ele seja convidado para apresentar palestras em seminários pelo Brasil a fora.

João de Sousa sendo homenageado
pela Câmara de Vereadores de
Delmiro Gouveia/AL
Foto: Arquivo Folha Sertaneja

Indicado pelo Secretário de Cultura de Paulo Afonso, Jânio Soares, para ser o Diretor de Cultura deste município, João administra as instalações e projetos culturais do Espaço Cultural Raso da Catarina, da recém-inaugurada Casa da Cultura, onde estão o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e o Arquivo Público Digital Municipal . – APDM e outros equipamentos em fase de organização.

Em Paulo Afonso, o escritor é membro do IGH e da ALPA, fundou o NEC – Núcleo Experimental de Cinema e entre os seus livros publicados estão:

João de Sousa na inauguração da Casa
da Cultura de Paulo Afonso
foto: seliganamusica.net

– No Silêncio do Ocaso (poesias)
– Lampião em Paulo Afonso, já em segunda edição;
– A Trajetória guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço;
– Moreno e Durvinha, Sangue, Suor e fuga no cangaço e
– Lampião, o Cangaceiro, sua mais recente obra, lançada em 2015.
– 100 anos de Luiz Gonzaga é outro livro de João de Sousa Lima muito procurado. Escrito em 2012, no centenário do Rei do Baião ele também relata as várias passagens de Luiz Gonzaga por Paulo Afonso.

O título de Cidadão de Paulo Afonso para João de Sousa Lima foi proposto pelo vereador Regivaldo Coriolano e será entregue na sexta-feira, dia 20 de Maio, às 19 horas, na Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Mais Lidas